Diário de São Paulo
Siga-nos

CBLOL 2021: Yampi exalta jogo metódico como força da Vorax

Em ascensão desde 2020, a Vorax Liberty chega à semifinal do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2021 com experiência acumulada

CBLOL
CBLOL

Redação Publicado em 20/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h04


Em ascensão desde 2020, a Vorax Liberty chega à semifinal do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2021 com experiência acumulada e um estilo de jogo metódico, na opinião do caçador da equipe, Yan “Yampi”. O duelo que vale a classificação para a final será contra a RED Canids Kalunga, que atropelou o Flamengo nas quartas de final. A semifinal, em melhor de cinco partidas (md5), será transmitida ao vivo nos canais de streaming da Riot Games e no SporTV 3, neste domingo, a partir de 13h (no horário de Brasília).

A Vorax Liberty é uma organização que tem como base o elenco da antiga PRG Esports. No 1º Split do CBLOL 2020, a PRG ficou em 5º lugar. No 2º Split daquele ano, a equipe se classificou aos playoffs e terminou com a 4ª posição. No 1º Split de 2021, como Vorax, o time chegou à final, mas perdeu para a paiN Gaming. Agora, após a parceria com a Havan Liberty, o clube tem a chance de alcançar mais uma decisão – seria a segunda consecutiva.

— O motivo da nossa evolução é que pensamos a longo prazo. O [treinador] Kalec sempre apresenta um ponto do jogo para melhorarmos e, a partir do momento que aperfeiçoamos isso, partimos para o próximo ponto. Somos um time muito metódico, nós queremos entender o jogo a fundo para fazer as rotações com excelência, jogar no tempo certo, fazer os drafts corretamente e acertar nas ‘team fights’. Sempre trabalhamos passo a passo e estamos aperfeiçoando isso com o tempo — explicou Yampi, que está na equipe desde novembro de 2019.

Jogadores de League of Legends da Vorax Liberty — Foto: Divulgação/Vorax Liberty

Jogadores de League of Legends da Vorax Liberty — Foto: Divulgação/Vorax Liberty

Elenco forte

Para o caçador, o elenco atual da Vorax Liberty é o melhor desde o início de sua passagem pela equipe. Ao longo de 2020 e 2021, o time trocou uma ou outra peça, mantendo a mesma base, com Yampi, o topo Francisco “fNb” e o suporte Willyan “Wos”.

— O elenco tem ótimos jogadores, individualmente falando, e estamos em alto nível. Isso aparece até quando estamos em um dia ruim. Nós somos um time difícil de ser vencido, estamos sendo um time casca grossa — disse Yampi, destacando que a experiência acumulada nas temporadas 2020 e 2021 tem agregado muito a cada jogador.

Essa experiência, aliás, pode ser decisiva para a conquista do título no 2º Split, depois do vice na primeira etapa deste ano. Para Yampi, a Vorax Liberty está pronta para ser campeã.

— A paiN é um exemplo muito nítido: são os jogadores mais velhos do CBLOL e somente o carioK é muito novo, o menos experiente. Eles mostraram uma resiliência que os fizeram ser campeões no 1º Split. Nós é que somos o time que está com esta cara neste split. Tivemos altos e baixos, mas estamos percebendo muito mais rapidamente quando estamos em um momento ruim e isso faz total diferença em uma md5. Foi o que nos faltou no 1º Split.

Yampi, atleta da equipe de League of Legends da Vorax Liberty — Foto: Divulgação/Vorax Liberty

Yampi, atleta da equipe de League of Legends da Vorax Liberty — Foto: Divulgação/Vorax Liberty

Altos e baixos

Na fase de classificação deste 2º Split, a Vorax Liberty venceu 12 partidas, perdeu seis e avançou diretamente para as semifinais com o 2º lugar da tabela. No entendimento de Yampi, a campanha teve altos e baixos porque, ao mesmo tempo em que, no seu melhor, o time era implacável, nos dias de desempenho ruim, a derrota podia acontecer até mesmo para equipes do fundo da tabela.

O caçador acredita que isso ocorreu porque a Vorax Liberty precisa ainda prestar mais atenção aos detalhes do jogo para manter uma constância.

— Nossos maiores erros se tornam grandes porque erramos coisas pequenas dentro do jogo — contextualiza o atleta.

Segundo Yampi, a equipe tem trabalhado para corrigir esse problema desde as últimas semanas da fase classificatória. Para isso, o treinador Rodrigo “Kalec” até adotou um novo método de trabalho para revisão das partidas dos treinos: um dos atletas fica responsável por fazer o review do último jogo do dia de treinamentos, em substituição ao treinador, que normalmente é o encarregado disso. É no review que os jogadores analisam as ações dentro de jogo e o que pode ser melhorado.

— Isso meio que traz um foco e um aprendizado direcionados. Quando você busca cada jogador fazendo o review, apresentando para o resto do time, os conceitos do jogo ficam mais fortes na nossa mente.

Técnico e jogadores da equipe de League of Legends da Vorax Liberty — Foto: Divulgação/Vorax

Técnico e jogadores da equipe de League of Legends da Vorax Liberty — Foto: Divulgação/Vorax

Método versus habilidade

Com o tempo de preparação entre a fase de classificação e as semifinais, Yampi aponta que a Vorax Liberty está pronta para enfrentar e vencer a RED Canids.

— São dois times totalmente diferentes. Nós somos muito metódicos, queremos fazer o jogo correto, seguindo passo a passo. E a RED se aproveita da boa mecânica deles, porque são jogadores muito bons individualmente. Eles dominaram o Flamengo nas quartas de final, eu não esperava, mas eu acho que eles se aproveitaram dos erros do Flamengo. No nosso caso, isso não vai acontecer, e eles não vão ter a vantagem que tiveram. Eu acredito que podemos vencer tranquilo, com um 3 a 1.

A outra semifinal do 2º Split do CBLOL 2021 será entre a paiN Gaming, 1ª colocada da fase de classificação, e a Rensga, que derrotou a LOUD por 3 a 0 nas quartas de final. O confronto está marcado para sábado, às 13h.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias