Diário de São Paulo
Siga-nos
Racismo

Caso Vini Jr.: Real Madrid se posiciona e toma atitude definitiva sobre casos de racismo

Vídeos de torcedores xingando o jogador de 'macaco' viralizaram nas redes sociais

Caso Vini Jr.: Real Madrid se posiciona e toma atitude definitiva sobre casos de racismo - Imagem: reprodução / Twitter @realmadrid
Caso Vini Jr.: Real Madrid se posiciona e toma atitude definitiva sobre casos de racismo - Imagem: reprodução / Twitter @realmadrid

Nathalia Jesus Publicado em 22/05/2023, às 10h24


Diante dos alarmantes casos de racismo direcionados a Vinícius Jr., o Real Madrid decidiu se posicionar e apresentar ao Ministério Público espanhol uma denúncia por delitos de ódio e discriminação contra o jogador brasileiro, que atua pelo clube espanhol, nesta segunda-feira (22).

O atacante voltou a ser alvo de ataques racistas no último domingo (21) durante um jogo contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência, no sudeste da Espanha. Em determinado momento, a partida chegou a ser interrompida após Vini Jr. acusar os ataques. Ele foi expulso depois de ser agredido por um jogador adversário.

"O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades", declarou o clube espanhol.

Ainda no domingo, o técnico da equipe madrilenha, Carlos Ancelotti, já havia saído em defesa do brasileiro. Na entrevista coletiva no final do jogo, o treinador se recusou a comentar sobre a partida e criticou a La Liga, a liga espanhola dos clubes de futebol da Espanha, de acordo com o g1.

Após a partida, que terminou com a vitória do Valencia por 1 a 0, Vinícius Jr. se manifestou por meio de um texto em suas redes sociais, onde criticou a liga espanhola.

"A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista.

Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", escreveu o jogador.

Compartilhe  

últimas notícias