Diário de São Paulo
Siga-nos
Triste!

Ursa que viralizou ao acordar 'descabelada' esconde história triste por trás das imagens

Ela virou meme e acabou divertindo os internautas no último fim de semana

Ursa que viralizou ao acordar 'descabelada' esconde história triste por trás - Imagem: reprodução redes sociais
Ursa que viralizou ao acordar 'descabelada' esconde história triste por trás - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 18/05/2023, às 10h12


Nos último fim de semana, um vídeo de uma ursa chamada Chada viralizou nas redes sociais após acordar 'descabelada' de sua hibernação e acabou divertindo os internautas. As imagens foram publicadas pelo Instituto White Rock, localizado em Kiev, na Ucrânia.

No entanto, apesar dos memes e do vídeo "divertido" (assista abaixo), Chada esconde uma história muito triste. Isso porque, de acordo com o site oficial da instituição, a ursa, que nasceu na véspera de Natal, em 24 de dezembro de 1998, foi tirada com sua família da natureza na Ásia Central e levada para a Ucrânia, onde a família foi separada para servir a circos e zoológicos estaduais.

De acordo com o R7, desde cedo, Chada foi explorada no circo nacional ucraniano e passou a maior parte de sua vida na estrada, em turnê. Depois de muitos anos sendo torturada, a ursa foi vendida a um circo itinerante, mas acabou abandonada dentro de uma gaiola, na zona industrial dos subúrbios de Kiev, onde ficou por cerca de sete anos.

Apenas depois de muitos anos de sofrimento, ela foi encontrada por ativistas, que entraram em contato com o White Rock. Na época, por falta de espaço no santuário, a ursa foi para um zoológico. Ela não sofreu maus tratos lá, mas não recebeu os cuidados necessários.

Finalmente, em julho de 2019, Chada foi resgatada pelo White Rock. Devido aos anos em que foi explorada no circo, ela teve a visão afetada a e quase não possui dentes, mas hoje vive tranquila e protegida na instituição.

Vale citar que ela é um urso do Himalaia de 25 anos, espécie ameaçada de extinção. Atualmente ela vive sob os cuidados do instituto e tem seu próprio espaço para brincar e descansar. Segundo pesquisadores, ele é o maior mamífero da região, e os machos atingem até 2,2 metros de comprimento, enquanto as fêmeas são um pouco menores.

Compartilhe  

últimas notícias