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ANTI'MIGUÉ'

Radares à prova de ‘brasileirices’: veja como funcionarão os novos dispositivos

Aparelho só punirá quem desacelera na fiscalização

Radares. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Radares. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 09/10/2022, às 13h18


Os famosos pés pesados que adoram andar acima do limite de velocidade, deverão abandonar esse costume.

O novo método para aplicar multa já vem sendo muito utilizado no Reino Unido. O radar de velocidade média foi criado para acabar com o ‘jeitinho brasileiro’ de desacelerar o veículo quando passam pelo radar de fiscalização.

"Já existe proposta que tramita no Contran (Conselho Nacional de Trânsito) com o objetivo de regulamentar o uso desse equipamento para fins de autuação por excesso de velocidade", informa Marco Fabrício Vieira, advogado e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do órgão federal.

A invenção foi testada entre 2017 e 2018 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na capital paulista dentre as principais avenidas e vias expressas, sob autorização do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

O resultado foi que mais de 850 mil veículos foram flagrados com a velocidade média acima do limite indicado. O teste não acarretou multa para os motoristas.

A novidade dependerá de radares já existentes nas vias. Conforme o motorista vai passando pelos aparelhos são registrados o horários e velocidade.

Caso o motorista chegue no segundo dispositivo em tempo menor que o necessário para percorrer o trecho entre os dois aparelhos o veículo e a respectiva placa serão fotografados. O tempo necessário para percorrer o trajeto é calculado em cima da velocidade máxima permitida.

É válido destacar ainda que, a fiscalização atual de velocidade considera uma margem de erro de 7 km/h para velocidades até 100 km/h e de 7% a partir de 100 km/h.

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