Diário de São Paulo
Siga-nos
Viralizou!

Imagem do Papa Francisco com bandeira LGBT é real?

A foto repercutiu nas redes sociais no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

Papa Francisco viraliza ao 'aparecer' com bandeira LGBT; descubra se a imagem é real - Imagem: reprodução redes sociais
Papa Francisco viraliza ao 'aparecer' com bandeira LGBT; descubra se a imagem é real - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 28/06/2023, às 16h09


Nesta quarta-feira (28), Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, voltou a circular nas redes sociais algumas imagens do Papa Francisco envolto em uma bandeira do movimento, também conhecida como "bandeira arco-íris" ou "bandeira do orgulho gay".

Em posts feitos por pessoas do mundo todo, em diferentes linguas, foi possível ver que os internautas se divertiram com o que viram. Já que não é algo muito comum que um líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana apareça em público usando tal símbolo.

No entanto, apesar de parecer extremamente real, a imagem não é verdadeira. Ela foi manipulada por meio de uma Inteligência Artificial, conhecida como Midjourney, que entre outras funções é capaz de criar imagens a partir de comandos do usuário.

A descoberta foi anunciada pelo portal de checagem de fatos, o Polígrafo, mas também teve um alerta emitido diretamente no Twitter, onde a imagem surgiu. Veja abaixo:

"Esta imagem é gerada por IA. A fonte original da imagem, @GayForest, citou explicitamente a ferramenta AI MidJourney em seu tweet. Eles também twittaram três outras fotos geradas por IA do Papa Francisco com uma bandeira do orgulho ao mesmo tempo", alertou a plataforma.

alerta-ai-papa
O alerta aparece em um retweet das imagens do Papa / Imagem: reprodução Twitter

Vale lembrar que não é a primeira vez que o Papa Francisco é alvo de imagens manipuladas com Inteligência Artificial.

No final de março deste ano, viralizou na internet uma imagem dele com um casaco branco enorme e estiloso. Depois que a foto tomou as redes sociais, começaram as teorias do motivo do Papa estar usando aquela roupa.

Pessoas chegaram até a cogitar que o Vaticano resolveu contratar um estilista, mas na verdade, assim como neste novo caso, tudo não passava de IA. Relembre a imagem aqui.

Veja a publicação original abaixo:

Compartilhe  

últimas notícias