Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridades

Nicole Bahls elogia ação da PF contra tráfico de animais

Investigação iniciada com macacos da influenciadora resulta em operação e prisões

Nicole Bahls elogia ação da PF contra tráfico de animais - Imagem: Reprodução/ Instagram @nicolebahls
Nicole Bahls elogia ação da PF contra tráfico de animais - Imagem: Reprodução/ Instagram @nicolebahls

Gabrielly Bento Publicado em 13/03/2024, às 15h52


A influenciadora Nicole Bahls se manifestou para celebrar a ação da Polícia Federal (PF) contra uma quadrilha especializada no tráfico de animais silvestres. A operação, denominada "Defaunação", teve início com a apreensão de dois macacos-prego na casa da ex-panicat em janeiro de 2023.

A partir da apreensão dos animais, a PF deu início a uma extensa investigação que resultou na deflagração da operação. Três pessoas foram presas preventivamente e estima-se que a quadrilha tenha movimentado cerca de R$ 15 milhões em um ano com a venda ilegal de animais silvestres.

Segundo o G1, os animais eram capturados ilegalmente, submetidos a sofrimento e comercializados por até R$ 120 mil nas mídias sociais. Um bombeiro, apontado como o líder da quadrilha, estava entre os detidos. De acordo com as investigações, o grupo atuava com falsificação de documentos e selos do Ibama e do Inea para mascarar suas atividades criminosas.

A investigação revelou a atuação da rede clandestina que se dedicava à captura, receptação e tráfico de animais selvagens, inclusive de espécies em extinção.

Nicole, que não está sob investigação nesta operação, emitiu um comunicado a respeito das apurações.

Em entrevista à revista Quem, Bahls afirmou ter recebido os macacos de presente, com documentação e microchip, e que acreditava na legalidade da posse. Após a apreensão, ela disse ter colaborado com as autoridades e fornecido todas as informações necessárias.

“Ganhei os macaquinhos de presente, com documento, microchip, tudo. E, depois de alguns dias, fiz fotos, saiu na mídia. No Brasil, só tem uma pessoa autorizada a vender, que se chama Vilson. O documento deles era de lá, então estava tranquila.”

“Na hora, meu mundo desabou porque já tinha criado um laço muito forte com eles. Davi e Mikal são nomes bíblicos. Chorei muito e uma moça do Ibama chamada Thassiane foi me explicando sobre o trabalho deles, incansável, para combater o tráfico de animais e o quanto era sofrido.”

Nicole prestou depoimento sobre o incidente, destacando a importância da situação para promover a conscientização. “Mesmo eu tendo condições de comprar outro legalizado, não era legal porque as pessoas que têm carinho iam ver e comprar em lugares que não eram legais e, com o tempo, iam acabar enfiando os bichos dentro de gaiolas e eles passariam anos sem o direito de ter uma vida digna”, afirmou.

Para concluir, a ex-panicat ficou feliz pelo sucesso da operação realizada pelo Ibama ao deter suspeitos de tráfico de animais no Rio de Janeiro. “Sinto muita saudade, mas entendi a passagem deles na minha vida. Eu não poderia ser usada para influenciar maus-tratos de animais”, concluiu.

Compartilhe  

últimas notícias