Diário de São Paulo
Siga-nos
‘Pior voo’

Homofobia? Lucas Estevam, influenciador de viagens, é proibido pela 'Azul' de fazer pedido de casamento em voo

Em entrevista exclusiva ao Diário de S.Paulo ele deu detalhes sobre o 'pior voo' de sua vida

Homofobia? Lucas Estevam, influenciador de viagens, é proibido pela 'Azul' de fazer pedido de casamento em voo - Imagem: reprodução Instagram
Homofobia? Lucas Estevam, influenciador de viagens, é proibido pela 'Azul' de fazer pedido de casamento em voo - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 09/02/2023, às 15h06


Na última quarta-feira (08), o influenciador de viagens Lucas Estevam, do perfil Estevam pelo Mundo, contou aos seus seguidores, aos prantos, que foi proibido de fazer um pedido de casamento ao namorado durante um voo da companhia aérea Azul para Campinas (SP), sua cidade natal.

"Aquela frase: a expectativa é de quem cria é muito verdade. Era muita expectativa que eu acabei criando, e não sei porque, eu via meus amigos héteros fazendo isso, né?", contou Lucas em entrevista exclusiva ao Diário de S.Paulo.

Ele explicou ainda que o momento era importante, pois queria pedir o namorado em casamento em seu lugar preferido: um avião, voando sobre as nuvens, mas foi impedido, e que estava planejando o pedido de casamento para Hugo Leopoldino, desde o ano passado.

Foi pensando em cada um dos detalhes, desde as alianças até as letrinhas que imaginou pendurar com o escrito: "Casa Comigo", que ele escolheu fazer o pedido dentro de um avião da Azul, companhia aérea que viu crescer, em sua cidade natal, e pela qual tinha grande admiração.

Apesar da preparação com tanto carinho, e após receber grande apoio e incentivo dos amigos - inclusive de um casal que ficou noivo dentro de um avião - seu sonho foi por água baixo. Um voo que era para ser o melhor de sua vida, acabou se tornando um pesadelo.

"Eu fui procurar a chefe de cabine e falei: 'Eu sou o Lucas Estevam e gostaria de pedir o meu namorado em casamento'. A primeira coisa que ela falou foi: 'Ai que legal estou animada também! Deixa eu falar com o comandante'. Ai ela volta pra mim, com uma cara de triste e fala: 'Ah, Estevam, meio que não rolou, esse tipo de pedido é interessante que você fale com o marketing por causa da imagem da empresa'".

Depois disso, ele conta que ficou em choque com o que estava acontecendo, e logo foi para o banheiro para poder simplesmente chorar e tentar digerir a situação. Ele afirma que chorou pela decepção de "planejar algo tão lindo e especial e ser proibido de demonstrar à bordo".

lucas-estevam-pedidodecasamento-azul
Lucas Estevam, do perfil 'Estevam pelo Mundo', detalhou tentativa frustrada de pedir o namorado em casamento / Imagem: reprodução Instagram

"Por que, Azul? Tantos casais héteros fazendo surpresas para quem amam e eu vetado e informado que se quisesse fazer era para: 'Fazer em off, no meu assento. Se não você vai incomodar os outros'. Essa foi a mensagem do PILOTO responsável pelo voo, segundo o que a chefe de cabine me falou. Sim, você leu certo", complementa.

Lucas faz questão de citar que não culpa a tripulação pelo que aconteceu e que apesar de vários comissários terem simplesmente ignorado a situação e não o ajudarem, por exemplo, a tirar fotos do momento único, outros foram muito solícitos e tentaram ajudar ele durante a situação.

Por mais que estivesse extremamente triste com a situação, tentando não demonstrar para Hugo o que estava acontecendo, o influenciador seguiu persistente e fez de tudo para que opedido de casamento acontecesse.

Com exigências rígidas de não mostrar a logomarca da Azul e em uma parte específica da aeronave, com as cortinas fechadas, sem que nenhum outro passageiro visse, o pedido finalmente aconteceu.

"Eu pedi para a chefe de cabine: 'Você poderia pelo menos chamá-lo?', porque eu queria fazer uma surpresa. Pelo menos ela fez isso, confesso que sou grato por isso. O Hugo não sabia o que tinha acontecido, então eu fiz o pedido e depois contei para ele. Ele ficou chocado. E feliz porque a gente está noivo, óbvio. Mas foi bem diferente do que a gente esperava", conta ele.

Lucas, como integrante da comunidade LGBTQIAP+, lamenta não poder fazer coisas tão simples como um pedido de casamento que 'outras pessoas' - héteros - fazem, inclusive da mesma maneira com que ele sempre sonhou.

Logo após o episódio, seguidores de Estavam, indignados ao ver o estado do influenciador foram até as redes sociais da Azul e deixaram uma enxurrada de comentários negativos.

"Não adia apagar, homofobia é crime", disse um internauta, se referindo a uma publicação que foi apagada pela compahia pela quantidade de menções. "No dia do #LGBTQIA faz post bonitinho, né?", diz outro. "Pedido de casamento hétero, pode? Pedido de casamento homoafetivo tem um perfil diferente e pode incomodar os passageiros? Que decepção!", escreveu ainda um terceiro.

Em nota ao Diário de S.Paulo, a Azul se posicionou e afirmou que "repudia veementemente qualquer tipo de preconceito e discriminação".

Confira a nota da Azul na íntegra:

"São Paulo, 09 de fevereiro de 2023 - A Azul informa que tomou conhecimento e apurou internamente a situação envolvendo o pedido de casamento em seu voo de Fort Lauderdale para Campinas, na última terça-feira, e tenta contato com o Cliente.

A companhia esclarece que não foi consultada previamente sobre a celebração que seria feita, que incluía uso de equipamentos eletrônicos na cabine de Clientes. Diante do imprevisto, os Tripulantes do voo entraram em contato com a empresa durante o embarque e, devidamente autorizados, organizaram e auxiliaram no pedido de casamento, que foi realizado na galley.

Diversas celebrações como essa já foram realizadas em nossas aeronaves, motivo de muita felicidade para a empresa, que repudia veementemente qualquer tipo de preconceito e discriminação, seja ele qual for".

Compartilhe  

últimas notícias