Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Influenciadora brasileira finge câncer para arrecadar dinheiro e é desmascarada

A influencer chegou até mesmo a abrir uma vaquinha online

Influenciadora brasileira finge câncer para arrecadar dinheiro e é desmascarada - Imagem: Reprodução/Instagram
Influenciadora brasileira finge câncer para arrecadar dinheiro e é desmascarada - Imagem: Reprodução/Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 13/08/2024, às 11h03


A jovem brasileira Laís Basílio, de 23 anos, provocou grande comoção ao revelar que havia mentido sobre ter câncer de medula, após passar mais de um ano arrecadando doações por meio de uma vaquinha on-line.

Segundo o Metrópoles, Laís, que vive na Irlanda, admitiu em um vídeo no Instagram que inventou toda a história, que começou a circular nas redes sociais em dezembro do ano anterior. Durante esse tempo, ela conseguiu levantar cerca de 5.890 euros.

No vídeo, Laís pediu desculpas à comunidade brasileira e àqueles que acreditaram em sua situação, dizendo: "Estou aqui para assumir isso e gostaria de pedir perdão a toda a comunidade brasileira e à sociedade oncológica. Espero que, depois que isso passe, vocês continuem apoiando quem realmente precisa".

Laís ainda afirmou que ninguém de sua família ou pessoas próximas estavam cientes da mentira até recentemente. Ela garantiu que elaborou o plano sozinha e que agora reconhece a necessidade de buscar ajuda para lidar com a situação: "Eu fiz tudo sozinha, do jeito que achei que deveria ser feito. Preciso de ajuda, eu buscarei".

Além da vaquinha on-line, Laís também recebeu doações via Pix. Não se sabe ao certo o valor total arrecadado. A jovem chegou a conceder entrevistas em podcasts e para a imprensa, onde detalhou a falsa doença.

A revelação de Laís gerou revolta entre os internautas e pessoas que participaram da campanha para ajudá-la. Gabriela Cruz, uma das pessoas que ajudaram na arrecadação, disse que aqueles que contribuíram têm o direito de pedir o dinheiro de volta, conforme orientação das autoridades.

Compartilhe