Diário de São Paulo
Siga-nos
CINEMA

Greve dos atores: cláusulas do acordo provisório do uso de IA são anunciadas

A incorporação de tecnologias de Inteligência Artificial, é uma das principais questões entre os atores e os estúdios

Greve dos atores: cláusulas do acordo provisório do uso de IA são anunciadas. - Imagem: reprodução Twitter@ahsfxoficial
Greve dos atores: cláusulas do acordo provisório do uso de IA são anunciadas. - Imagem: reprodução Twitter@ahsfxoficial

Lillia Soares Publicado em 14/11/2023, às 16h21


Menos de 48 horas antes de os membros do Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) iniciarem a votação para a aprovação do novo acordo com os estúdios, a categoria apresentou um resumo abrangente do possível contrato de três anos. 

No que diz respeito à incorporação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA), é uma das principais questões entre os atores e os estúdios, conforme informações do portal Omelete, o acordo estabelece orientações para a criação, utilização e alteração de "replicações digitais" de artistas.

Essas publicações digitais referem-se a reprodução da voz ou imagem de um artista, criadas por meio de inteligência artificial, para representá-lo em cenas ou trilhas sonoras nas quais o artista não participou fisicamente. 

O texto atualizado da categoria estabelece duas categorias de réplicas: aquelas produzidas por grandes estúdios e aquelas criadas por produtoras independentes. No caso das réplicas produzidas por produtoras independentes, os atores têm a possibilidade de negociar individualmente sua compensação.

Por outro lado, os atores que são contratados diretamente pelos estúdios serão compensados pela produção e utilização de suas reproduções por inteligência artificial em projetos suplementares, em outras formas de mídia e em produtos derivados. 

Quanto à replicação de atores em papéis secundários, o acordo garante a proteção desses profissionais contra a substituição por replicação digital, estabelecendo que tais reproduções não devem ser empregadas para substituir figurantes nem para contornar a contratação destes profissionais.

Porém, é importante ressaltar que é necessário ter a permissão clara e direta dos atores, tanto principais quanto coadjuvantes, para o processo de criação de cópias digitais, tanto na produção original quanto em usos subsequentes. 

Isso inclui também a necessidade de consentimento para eventuais ajustes digitais em cenas já gravadas, a menos que essas mudanças mantenham a essência do que foi originalmente concebido, interpretado e/ou gravado.

O acordo estabelece que se os movimentos labiais ou faciais de figurantes forem ajustados para criar a impressão de fala, e diálogos forem acrescentados, eles serão categorizados como parte do elenco de apoio.

No contrato temporário, há um aumento de 7% nos salários mínimos da maioria dos membros da categoria. Além disso, foi introduzido um novo bônus de participação de US$40 milhões para artistas que contribuírem para o sucesso de produções de streaming específicas.

O acordo abrange mais de US$1 bilhão em incremento salarial e financiamento de benefícios, incluindo proteções contra o uso de inteligência artificial. 

Também são estabelecidos requisitos, como a presença de coordenadores de cenas íntimas em todas as representações de nudez e sexo simulado, bem como a garantia de serviços apropriados de cabelo e maquiagem para todos os artistas, considerando a diversidade de tons de pele e tipos de cabelo, entre outras disposições.

O acordo foi aprovado por unanimidade pelo Comitê do SAG-AFTRA na última quarta-feira (8), conforme anunciado pelo sindicato. Isso significa que a paralisação dos membros da categoria foi encerrada às 00h01 de 9 de novembro, horário de Los Angeles (5h01 no horário de Brasília).

Essa paralisação estava afetando não apenas as filmagens de vários projetos com atores ligados ao SAG, mas também impedindo a participação desses artistas em eventos de imprensa para filmes já concluídos.

Além disso, o SAG-AFTRA estava sob pressão adicional dos roteiristas, que iniciaram uma greve em maio. No entanto, em outubro, eles chegaram a um acordo para revisão dos contratos, o que permitiu que algumas produções retomassem suas atividades após o término da greve dos roteiristas.

Compartilhe  

últimas notícias