Diário de São Paulo
Siga-nos
Sites

Fim do Omegle: entenda as razões por trás do término da plataforma

Omegle destacava-se como o site líder entre as plataformas que permitiam conversar com desconhecidos pela internet

Fim do Omegle: entenda as razões por trás do término da plataforma. - Imagem: reprodução Twitter@Tchubiraumdaon
Fim do Omegle: entenda as razões por trás do término da plataforma. - Imagem: reprodução Twitter@Tchubiraumdaon

Lillia Soares Publicado em 09/11/2023, às 16h43


Na última quarta-feira (8), o Omegle anunciou oficialmente o encerramento de suas operações. Em uma declaração, o fundador Leif K-Brooks lamentou a utilização controversa da plataforma por alguns usuários.

A ferramenta, conhecida por "sortear" internautas para interação por chat ou chamada de vídeo, foi associada a casos de assédio sexual e discurso de ódio. O término do Omegle foi motivado pela pressão da comunidade online devido a essas atividades prejudiciais.

Durante seus anos de operação, o Omegle atraiu a atenção das autoridades devido à preocupação de ser um espaço propício para o abuso sexual. Conforme informações do portal CNN, a plataforma esteve envolvida em mais de 50 processos contra pedófilos ao longo dos últimos anos.

Na seção inicial do site, K-Brooks expressou:

Não se pode traçar um panorama honesto sobre o Omegle sem reconhecer que algumas pessoas o usaram indevidamente, inclusive para cometer crimes hediondos e indescritíveis".

Contudo, o criador também manifestou pesar pelo encerramento da plataforma, destacando que a maioria dos usuários a utilizava de maneira construtiva.

Fundado em 2009, o Omegle destacava-se como o site líder entre as plataformas que permitiam conversar com desconhecidos pela internet. O seu funcionamento resumia-se de maneira direta: os usuários eram aleatoriamente direcionados para salas de bate-papo com outros internautas desconhecidos. Além da comunicação por texto, havia também a opção de iniciar uma chamada de vídeo

Compartilhe  

últimas notícias