Diário de São Paulo
Siga-nos
Astronomia

Cientistas avistam planeta sendo engolido por estrela e alertam sobre o futuro da Terra

O momento de brilhar os olhos pôde ser capturado pelos pesquisadores

Cientistas do Instituto Massachusetts conseguiram capturar o momento em que um planeta é engolido por uma estrela. - Imagem: reprodução I R7
Cientistas do Instituto Massachusetts conseguiram capturar o momento em que um planeta é engolido por uma estrela. - Imagem: reprodução I R7

Juliane Moreti Publicado em 05/05/2023, às 19h15


Cientistas do Instituto Massachusetts (EUA), conseguiram capturar o momento em que um planeta é engolido por uma estrela em uma distância de milhares de anos-luz. 

De acordo com informações do portal R7, os pesquisadores aproveitaram para alertar que esse será também será o futuro da Terra.

Em uma explicação mais ampla, o processo é chamado ''deglutição'' e pode acontecer no final da vida de um astro, quando sua massa e gravidade aumentam, fenômeno que puxa tudo ao seu etorno para dentro de si, ''engolindo''. 

''Ainda estamos suspresos por termos capturado um estrela no ato de 'ingerir' seu planeta, algo que nosso Sol fará com seus planetas, embora seja um longo tempo a partir de agora, em cinco bilhões de anos, então não precisamos nos preocupar ainda'', revela um dos cientistas. 

Mais especificamente, os pesquisadores que presenciaram esse processo de deglutição afirmaram que a estrela tinha quase o dobro do Sol e que o corpo celeste que foi engolido poderia chegar, mais ou menos, a dez vezes o tamanho de Júpiter - o maior planeta do nosso sistema solar-. 

Compartilhe  

últimas notícias