Diário de São Paulo
Siga-nos
FENÔMENO NATURAL

Brasil terá visão do "Cometa do Diabo"; entenda

O Cometa do Diabo foi descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons

O Cometa do Diabo foi descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons - Imagem: Reprodução/Pexels
O Cometa do Diabo foi descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons - Imagem: Reprodução/Pexels

Ana Rodrigues Publicado em 10/04/2024, às 08h55


Após o eclipse solar total no hemisfério norte, que aconteceu na segunda-feira (8), o "Cometa do Diabo" fará uma presença ilustre no céu do hemisfério sul. O fenômeno, está previsto para ocorrer no dia 21 deste mês, estará visível a olho nu no planeta Terra após 71 anos.

De acordo com o Metrópoles, desta vez, quem estiver em território brasileiro conseguirão assistir ao espetáculo. Para quem quiser testemunhar a passagem do cometa, a dica é virar-se para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do Sol.

O horário para maior visibilidade varia de acordo com a região do país. Na região Norte, especialmente no Acre, os observadores terão a chance de avistá-lo até por volta das 19h50, devido à localização privilegiada do estado no extremo oeste do país.

Já no Nordeste, entre 17h45 e 18h20, os olhares estarão direcionados ao espetáculo celeste. No Rio de Janeiro, a visão será possível até as 18h20.

Por conta da proximidade com a Linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste terão uma vantagem inicial para observar o cometa antes do restante do Brasil.

Por que "Cometa do Diabo"?

Conhecido oficialmente como 12P/Pons-Brooks, o cometa ganhou esse apelido peculiar devido à sua aparência única. Ele tem três vezes o tamanho do Monte Everest.

Ele foi descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, sua característica mais marcante é uma cauda de gás e poeira que, quando está próximo ao Sol, assume a forma de um chifre, por isso o nome "Cometa do Diabo".

Apesar desse apelido sinistro, a Nasa assegurou que não há nenhum risco de colisão do "Cometa do Diabo" com a Terra.

Compartilhe  

últimas notícias