Diário de São Paulo
Siga-nos
História

Cais do Valongo ganhará caráter de marco fundamental da história negra

A medida foi anunciada pelo Governo Federal

Medida de igualdade racial foi anunciada pelo Governo Federal - Imagem: reprodução Twitter @prefeitura_rio
Medida de igualdade racial foi anunciada pelo Governo Federal - Imagem: reprodução Twitter @prefeitura_rio

Manoela Cardozo Publicado em 24/03/2023, às 11h26


Nesta semana, um dos itens do pacote de medidas pela igualdade racial foi anunciado pelo Governo Federal.

Conforme informações da Secretaria de Comunicação Social, foi decretada a instituição do Grupo de Trabalho Interministerial do Cais do Valongo.

A iniciativa tem como principal objetivo de propor políticas para preservar a história do local, ponto de desembarque e comércio de negros escravizados nas Américas, que fica no Rio de Janeiro.

Roberta Eugênio, secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, definiu a iniciativa como um um marco para a história negra.

"É a primeira vez que existe um esforço articulado do Governo Federal em diversas frentes, em parceria com a sociedade civil e as pessoas que estiveram todos esses anos à frente das discussões sobre a região do Cais do Valongo, inclusive sendo responsáveis pelo reconhecimento deste espaço enquanto Patrimônio da Humanidade. Para nós, é fundamental este Grupo de Trabalho. Vai ajudar a que este importante espaço histórico seja reconhecido como marco fundamental para a história negra no Brasil e nas Américas”, explicou.

A coordenação do GT é realizada de forma conjunta pelos ministérios da Cultura e da Igualdade Racial. O grupo ainda tem representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação Palmares, do Instituto Brasileiro de Museus e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Reconstruir este país e criar políticas públicas cada vez mais inclusivas é uma tarefa coletiva. O movimento negro, grande ator da luta pela democracia, precisa ser tratado como protagonista da sua própria história”, concluiu Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, em seu discurso no Palácio do Planalto.

Compartilhe  

últimas notícias