Diário de São Paulo
Siga-nos
DESEMPREGO

Taxa de desemprego sobe a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, aponta IBGE

Comparado com o trimestre anterior, o desemprego aumentou em 0,3 ponto percentual

Taxa de desemprego sobe a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, aponta IBGE. - Imagem: reprodução freepik
Taxa de desemprego sobe a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, aponta IBGE. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 28/03/2024, às 14h09


Nesta quinta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, referentes ao trimestre encerrado em fevereiro. De acordo com esses dados, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,8%.

Comparado com o trimestre anterior, o desemprego aumentouem 0,3 ponto percentual, subindo de 7,5% para 7,8%. No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego era de 8,6%. Esses resultados estavam dentro das expectativas do mercado financeiro para o trimestre.

Conforme informa o portal CNN, o total de pessoas procurando emprego atingiu 8,5 milhões, aumentando 4,1% em comparação com o trimestre anterior. No entanto, o número de desempregados ficou 7,5% menor do que no mesmo período de 2023.

Além disso, o aumento no desemprego foi principalmente devido a mais pessoas buscando trabalho. Enquanto isso, o número de brasileiros empregados permaneceu estável em 100,2 milhões. Também vale ressaltar que no trimestre, houve uma diminuição de 5,6% no número de pessoas trabalhando no setor agropecuário, enquanto o setor industrial registrou um aumento de 3,1% na quantidade de empregados.

Pode estar ligado à redução do contingente de trabalhadores em algumas lavouras, como as culturas do milho e do café”, disse Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, explicando a queda do número de trabalhadores no agronegócio.

A pesquisa também revelou que o salário médio das pessoas empregadas aumentou novamente, indo de R$3.097 no trimestre até janeiro para R$3.110 no período de três meses até fevereiro. Isso representa um leve aumento de 1,1% em comparação com o trimestre anterior e um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhe  

últimas notícias