Diário de São Paulo
Siga-nos
Economia

Pis/Pasep: quando inicia o pagamento do abono salarial 2024?

O calendário com as datas do próximo ano foi aprovado nesta semana pelo Codefat

Abono salarial 2024 relativo ao ano-base 2022. - Imagem: reprodução I Pexels
Abono salarial 2024 relativo ao ano-base 2022. - Imagem: reprodução I Pexels

Juliane Moreti Publicado em 16/12/2023, às 08h57


Nesta semana, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) anunciou as datas do início do abono salarial PIS/Pasep ao ano de 2024, que vai beneficiar mais de 24 milhões de trabalhadores.

Para te relembrar, você pode ter direito a receber o benefício caso seja um profisional cadastrado no PIS/Pasep há cerca de 5 anos (no mínimo) e que recebeeu a média de até 2 salários mínimos no ano-base 2022. 

Além disso, é necessário ter exercido atividade remunerada para PJ e ter todas os seus dados descritos na RAIS/eSocial. Em caso de dúvidas, as consultas sobre o direito começam no dia 5 de fevereiro, podendo ser pela carteira de trabalho digital. 

De acordo com informações do portal R7, os pagamentos levam em consideração o mês de nascimento do trabalhador e terão iníco no dia 15 de fevereiro de 2024, com previsão para terminar em agosto para quem nasceu nos últimos meses do ano. 

Vale ressaltar também que o valor, que vai totalizar em R$ 23,9 bilhões, é relativo ao salário mínimo, que está na base de R$ 1.302 atualmente, além de que os empregados devem estar de olho de qual iniciativa fazem parte (privada ou pública) para atentar-se sobre quem gerencia o benefício. 

Compartilhe  

últimas notícias