Diário de São Paulo
Siga-nos
Futuro do Pix

Pix sem internet? Confira as novidades anunciadas pelo Banco Central

O principal instrumento de pagamentos do país deve se tornar ainda mais simples

Pix sem internet? Confira as novidades anunciadas pelo Banco Central - Imagem: reprodução Freepik
Pix sem internet? Confira as novidades anunciadas pelo Banco Central - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 05/09/2023, às 10h24


O Banco Central do Brasil (BC) anunciou na última segunda-feira (04) novas funcionalidades para o futuro e diferentes uso para o Pix. Lançado em novembro de 2020, o método é considerado um sucesso pelo BC e se tornou o principal instrumento de pagamentos do país.

Por meio de um documento, nomeado “Relatório de Gestão do Pix – Concepção e primeiros anos de funcionamento 2020-2022”, o Banco revelou que existe a possibilidade futura de poder realizar pagamentos sem estar conectado à internet por do Pix.

Entre as possibilidades de desenvolvimentos futuros, está o uso de outras formas de iniciação que permitam que o pagador esteja sem conectividade à internet para realizar transações Pix", diz trecho do relatório.

Atualmente, não é possível realizar uma transferência do gênero sem que o dispositivo do usuário não esteja com o acesso à rede wifi ou 3G/4G.

Assim, de acordo com o relatório, a ferramenta "tem potencial de ampliar o acesso e dar mais comodidade ao usuário, estimulando novas dinâmicas de uso e a substituição de meios de pagamento menos eficientes".

Além disso, o BC defende que muitos negócios que hoje não são realizados pela falta de conectividade poderão ser viabilizados instantaneamente, de forma simples, segura e com menor custo assim que essa possibilidade se torne real.

O BC afirmou que também está considerando o desenvolvimento do Pix Automático, modalidade que funcionará como um débito automático mediante autorização prévia do pagador. Com a ferramenta, prevista para ser lançada em 2024, brasileiros poderão quitar despesas recorrentes, como contas de água, luz e telefone, sem precisar autenticar cada transação.

Dentres as diferentes possibilidades para o futuro, o Banco Central detalha outras ferramentas que visam facilitar o dia a dia e melhorar ainda mais a modalidade. Confira no próprio relatório todas as previsões para o futuro do Pix.

Compartilhe  

últimas notícias