Mercado financeiro revisa inflação, mas índice segue acima do teto da meta do BC, afetando o poder de compra da população

Lívia Gennari Publicado em 15/09/2025, às 13h09
O mercado financeiro revisou para baixo a previsão de inflação para 2025. Segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (15), pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, deve fechar o ano em 4,83%.
A projeção anterior, divulgada há uma semana, era de 4,85%. Há quatro semanas, a expectativa do mercado era ainda mais alta, de 4,95%. Para os próximos anos, o boletim Focus aponta inflação de 4,30% em 2026 e 3,90% em 2027.
Quanto maior a inflação, menor o poder de compra da população, principalmente para quem recebe salários mais baixos. Isso acontece porque os preços sobem, mas os salários não acompanham tal aumento.
Apesar da revisão para baixo, a estimativa para 2025 ainda fica acima do teto da meta de inflação definida pelo Banco Central. A meta, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Isso significa que a inflação considerada dentro do limite vai de 1,5% a 4,5%.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, precisou enviar uma carta pública ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicando o novo descumprimento da meta. Ele destacou que, nos 12 meses até junho, a inflação superou o teto de 4,5% devido à atividade econômica aquecida, à variação do câmbio, ao aumento no custo da energia elétrica e a alterações climáticas.
O cenário mostra que, mesmo com a previsão levemente menor, a inflação continua acima do que o Banco Central considera ideal. Economistas reforçam que o acompanhamento dos preços e das políticas econômicas será fundamental para tentar conter o impacto no custo de vida da população nos próximos meses.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado

Gilmar critica atuação de Mendonça em tratativas de delação de Vorcaro e vê semelhanças com a Lava Jato

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”