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INVESTIMENTOS

Investidores brasileiros aumentam investimentos no exterior

Empresas nacionais miram o mercado internacional

Empresas nacionais miram o mercado internacional - Imagem: Reprodução | InfoMoney
Empresas nacionais miram o mercado internacional - Imagem: Reprodução | InfoMoney

Marina Roveda Publicado em 13/09/2023, às 08h31


Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), revelou que a maioria das empresas brasileiras que atuam no exterior aumentou seus investimentos no mercado internacional nos últimos dois anos.

De acordo com o levantamento intitulado "Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras", divulgado recentemente, os resultados mostram que:

  • 45,1% das empresas brasileiras internacionais aumentaram os investimentos no exterior.
  • 38,2% mantiveram os investimentos no mesmo patamar.
  • 16,8% reduziram os investimentos no mercado internacional.

No que diz respeito aos investimentos no Brasil, a pesquisa revela que:

  • 56,9% das empresas aumentaram os investimentos no país.
  • 38,2% mantiveram os investimentos no mesmo nível.
  • 12,1% reduziram os investimentos no mercado doméstico.

O estudo entrevistou 237 empresas brasileiras com presença internacional, especialmente aquelas envolvidas em exportações ou com subsidiárias no exterior. Os principais setores representados incluem comércio (16,5%), fabricação de máquinas e equipamentos (10,2%) e fabricação de produtos químicos (7,1%).

Em relação aos resultados financeiros, a pesquisa indicou que:

  • 54,6% das empresas relataram melhoria nos resultados financeiros no exterior nos últimos dois anos.
  • 27% afirmaram que esses resultados se mantiveram estáveis.
  • 18,3% disseram que houve uma redução nos resultados financeiros no mercado internacional.

Esses resultados são semelhantes ao que as empresas relataram sobre seus desempenhos no mercado doméstico:

  • 57,9% disseram que os resultados no mercado interno melhoraram.
  • 22,4% afirmaram que se mantiveram estáveis.
  • 19,7% mencionaram uma redução nos resultados no mercado doméstico.

Em relação aos planos futuros, apenas 10,5% das empresas têm a intenção de diminuir suas operações nos mercados internacionais em que já atuam nos próximos dois anos. Isso geralmente é atribuído a fatores como os impactos da pandemia de COVID-19, a situação na Ucrânia, aumento nos custos de frete, altas taxas de juros e inflação.

Por outro lado, 64,4% das empresas planejam expandir suas operações nos mercados em que já atuam nos próximos dois anos. Os principais motivos para essa expansão incluem novas oportunidades no exterior, o crescimento do comércio eletrônico, a consolidação de alianças e parcerias, a oferta de produtos inovadores e investimentos em qualificações técnicas.

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