Diário de São Paulo
Siga-nos
Imposto

Imposto de Renda 2023: consulta ao 1º lote da restituição começa hoje; saiba como fazer

Os pagamentos serão realizados a partir de 31 de maio

Imposto de Renda 2023: saiba como fazer consulta ao 1º lote da restituição - Imagem: reprodução Twitter
Imposto de Renda 2023: saiba como fazer consulta ao 1º lote da restituição - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 24/05/2023, às 11h46


A Receita Federal dará início à consulta do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 nesta quarta-feira (24), às 10h.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, os pagamentos serão realizados a partir de 31 de maio.

Segundo o órgão, mais de 4 milhões de contribuintes serão contemplados, totalizando cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos, o maior valor já pago pela Receita em um único lote de restituição.

De acordo com a Receita, o crédito será destinado prioritariamente aos contribuintes com direito à restituição.

O pagamento das restituições do IR 2023 será realizado em cinco lotes, conforme informações do órgão. O prazo para a entrega das declarações teve início em 15 de março.

Veja as datas dos pagamentos:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e selecionar a opção 'Meu Imposto de Renda' e, em seguida, clicar em 'Consultar a Restituição'.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite a consulta direta nas bases de dados do órgão sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)e a situação cadastral do CPF.

Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá verificar se há alguma pendência em sua declaração que possa impedir o pagamento da restituição, como a inclusão na chamada "malha fina".

Para verificar se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal, por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

O acesso ao extrato do IR requer o uso do código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou um certificado digital emitido por uma autoridade competente.

As restituições referentes a declarações com inconsistências (em situação de malha filha) são liberadas somente após as correções realizadas pelo contribuinte ou após a apresentação de comprovação de que a declaração está correta.

Compartilhe  

últimas notícias