Diário de São Paulo
Siga-nos

Haddad tenta explicar a reforma tributária para empresários americanos

Reforma tributária no Brasil é destacada como atrativa para investidores em evento nos EUA

Fernando Haddad. - Imagem: Reprodução | Agência O Globo
Fernando Haddad. - Imagem: Reprodução | Agência O Globo

por Marina Milani

Publicado em 17/04/2024, às 08h51


Em sua primeira viagem aos Estados Unidos (EUA), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve engajado em apresentar oportunidades de investimento a empresários norte-americanos e discutir iniciativas para ampliar o financiamento à transição ecológica. Participando de diversas reuniões em Washington, Haddad integra eventos do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e do G20, onde estão presentes as 20 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana.

Durante o primeiro evento na terça-feira (16), realizado na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Haddad explicou os efeitos da reforma tributária aprovada no ano anterior sobre as oportunidades de investimento estrangeiro no Brasil. Destacou que a reforma resolveu um problema histórico ao corrigir a disfuncionalidade da tributação sobre o consumo no país. Sobre a regulamentação da reforma tributária, prevista para ser enviada ao Congresso na próxima semana, o ministro assegurou que o detalhamento das regras não comprometerá o teor da reforma constitucional, afirmando que o Brasil terá um sistema tributário de primeiro mundo a partir de 2027.

No mesmo evento, Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento e ex-presidente do Banco Central, apresentou um diagnóstico sobre a América Latina, ressaltando a importância da transição ecológica como uma oportunidade para a região. Goldfajn elogiou iniciativas como o hedge verde, lançado pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), em Dubai.

Paralelamente às reuniões desta semana, o ministro participou de um debate sobre a importância de instrumentos e plataformas que financiem iniciativas de transição ecológica. Destacou o pioneirismo do Brasil na área e a necessidade de compartilhamento de experiências entre os países para avançar nas políticas de economia sustentável. O enviado especial da Organização das Nações Unidas para a Ação do Clima, Mark Carney, elogiou o plano de transição ecológica apresentado durante a presidência brasileira do G20, defendendo reformas no financiamento internacional para o meio ambiente.

A agenda do ministro inclui participação em diversos eventos nesta quarta-feira (17), como o painel "A força tarefa da fome" na sede do Banco Mundial e discussões sobre tributação internacional na sede do Fundo Monetário Internacional, entre outros compromissos relacionados à reunião do G20.

Compartilhe  

últimas notícias