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123 Milhas

Ex-funcionários da 123 Milhas dão detalhes dos bastidores da empresa durante a crise

Desligamento em massa na 123 Milhas leva ex-colaboradores ao LinkedIn

Desligamento em massa na 123 Milhas - Imagem: Reprodução | LinkedIn
Desligamento em massa na 123 Milhas - Imagem: Reprodução | LinkedIn

Marina Roveda Publicado em 31/08/2023, às 08h19


Funcionários que foram demitidos da agência de viagens 123 Milhas estão usando o LinkedIn para falar sobre o desligamento em massa que ocorreu na empresa e buscar recolocação no mercado de trabalho.

A 123 Milhas não fala em "demissão em massa", mas diz que houve "um plano de reestruturação interna, com redução do tamanho da equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado".

A empresa também não revelou o número de trabalhadores desligados ou setores atingidos, mas ex-funcionários disseram que mais de mil pessoas foram demitidas na segunda-feira (28).

Profissionais relataram que a empresa adiantou o pagamento do salário deles, que seria feito no quinto dia útil de setembro, mas que ainda não informou como será o acerto das verbas rescisórias.

A lei trabalhista prevê que os valores de rescisão devem ser pagos até dez dias após a demissão. No entanto, na terça-feira (29), a 123 Milhas entrou com um pedido de recuperação judicial, o que pode mudar o prazo para o pagamento dessas verbas.

Para um ex-colaborador, "os funcionários estão tão, ou talvez até mais lesados que os próprios clientes".

Funcionários relataram que foram pegos de surpresa pela demissão, que foi comunicada em uma reunião online na qual os gerentes informaram o desligamento de todos os presentes. Alguns funcionários receberam cartas de rescisão, mas não foram informados sobre os valores que receberiam nem sobre a data da homologação de suas rescisões.

“Estavam exatamente 93 pessoas na sala que eu entrei. Aí a gerente começou a falar, chorou no início, falando da crise da empresa, e foi falando até que ela chegou num ponto que todos que estavam ali naquela sala estavam sendo desligados. Não abriram para perguntas, disseram que eram muitas pessoas e que, quem quisesse perguntar alguma coisa, que procurasse seu gestor direto”, relata um ex-funcionário.

"Foi um comunicado que pegou todo mundo de supetão. Para você ter uma ideia, na sexta-feira, falaram que não tinham previsão de desligamento em massa, que a TI era o coração da empresa e seria preservado, mas na segunda-feira demitiram", continua.

Além disso, os trabalhadores não foram informados sobre o pedido de recuperação judicial da empresa e estão preocupados com o impacto que isso pode ter no recebimento de seus direitos após a demissão.

Quando perguntamos se iríamos receber os direitos, o gestor que nos chamou apenas disse: ‘Não sabemos de nada’”, afirmou um colaborador.

Muitos desses ex-funcionários agora estão recorrendo ao LinkedIn para buscar novas oportunidades de emprego e compartilhar suas experiências sobre o desligamento em massa da 123 Milhas.

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