Diário de São Paulo
Siga-nos
Frio!

5 dicas para economizar no inverno mesmo utilizando os 'vilões' da conta de luz

Normalmente, os gastos nessa época registram o aumento da energia em 35%

O inverno possui alguns 'vilões' que aumentam a conta de luz. - Imagem: reprodução I Freepik
O inverno possui alguns 'vilões' que aumentam a conta de luz. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 09/07/2023, às 18h03


No inverno, normalmente, a tendência é que o uso de aparelhos elétricos que nos deixam quentinhos sejam muito utilizados.

Com isso, conforme informações do portal UOL, a conta de luz pode subir até 35%, fazendo com que os consumidores tirem mais dinheiro do bolso nessa época. 

'Vilões' da conta de luz: 

  • Aquecedor elétrico; 
  • Ar-condicionado com ar quente;
  • Chuveiro elétrico;
  • Torneira elétrica.
viloes-conta-de-luz-inverno
Principais equipamentos que aumentam a conta de luz no inverno. Imagem: reprodução I UOL 

Os dados do consumo mensal de energia elétrica foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a partir de sugestões de uso do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e tabelas de eficiência de energia do Instituo Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Os custos mensais consideram as médias das distribuidoras para a classe residencial (sem impostos), acumulando alta acima da inflação. Além disso, seguem a ordem do que mais apresenta gasto para o que menos poderá gerar o aumento da conta de luz.

Também estão em destaque dentro da lista: forno elétrico, chaleira elétrica, ferro elétrico, lâmpada incandescente, TV em cores, lâmpada fluorescente, lavadora de roupa e lâmpada LED. 

5 dicas para economizar: 

  1. Lave roupas em grandes quantidades: assim, em cada ciclo da lavagem, você acaba economizando porque acontecerá apenas uma vez e não várias, como se lavasse roupas em pequenas quantidades. 
  2. Tome banhos curtos em horários mais quentes do dia: o chuveiro elétrico, desse modo, não aquecerá tanto a água e nem elevará a tempetura do banho em grande forma. Lembre-se, também de fechar o registro enquanto lava o cabelo, por exemplo.
  3. Troque lâmpadas incandescentes por LED: A tendência de ficar em casa pode fazer com que as luzes fiquem ligadas. Apesar de ter um valor maior, as lâmpadas LED possuem longevidade e acabam sendo mais econômicas em relação aos outros modelos. 
  4. Coloque o aquecedoe em um lugar alto: Assim, a capacidade do equipamento esquentar o ambiente é maior. Opte por utilizar uma temperatura média, o que também traz um conforto térmico. 
  5. Tire os aparelhos em 'stand-bay': quando não estiverem sendo usados, tire alguns aparelhos da tomada. Determinados equipamentos não desligam completamente e ficam gastando energia enquanto estão conectados. O microondas é um exemplo, porque o painel continua ativo mesmo sem estar funcionando. 
Compartilhe  

últimas notícias