A multa por atraso pode chegar a 20% do valor do imposto devido; é aconselhável corrigir a declaração o mais rápido possível,
Marina Roveda Publicado em 30/05/2023, às 07h44
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda2023 está se encerrando. Os contribuintes têm até esta quarta-feira (31) às 23h59min59s para realizar o envio. É importante lembrar que aqueles obrigados a entregar a declaração e que não o fizerem dentro do prazo estarão sujeitos ao pagamento de uma multa, que varia entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido.
Para aqueles que deixaram a declaração para a última hora por estarem com dúvidas sobre algum ponto ou até mesmo por falta de documentos, há a opção de enviar a declaração incompleta à Receita Federal, evitando assim a multa. No entanto, é necessário completar as informações o mais rápido possível por meio de uma declaração retificadora, a fim de evitar cair na temidamalha fina.
Uma alternativa que pode facilitar o processo é optar pela declaração pré-preenchida, que já conta com diversos dados enviados à Receita Federalpor empresas. Nesse caso, é importante verificar se não há erros visíveis e enviar a declaração. No entanto, mesmo com essa facilidade, é fundamental que o contribuinte faça uma conferência minuciosa dos dados, pois ele continua sendo responsável pelas informações prestadas.
Richard Ribeiro Júnior, supervisor regional do Imposto de Renda emSão Paulo, ressalta a importância de reunir o máximo possível de documentos e enviar a declaração pelo modelo que seja mais vantajoso para o contribuinte, seja resultando em uma maior restituição a receber ou em um menor imposto a pagar. Vale lembrar que, após o prazo final de entrega, a Receita não permite mais que o contribuinte altere a opção de tributação.
Antes de enviar a declaração incompleta, é recomendado que se tome alguns cuidados. É necessário avaliar qual modelo será mais benéfico para o contribuinte, se o modelo completo com deduções legais ou o desconto simplificado. Dependendo das informações faltantes, pode ser difícil determinar qual modelo será o mais adequado.
Por exemplo, caso o contribuinte não tenha acesso à relação das despesas médicas, ele não poderá decidir corretamente qual modelo de tributação utilizar, pois as despesas dedutíveis podem ser superiores ao desconto simplificado. O desconto simplificado corresponde a 20% do total dos rendimentos tributáveis, com limite de R$ 16.754,34.
Além disso, preencher o máximo possível de informações também é aconselhável para verificar se haverá imposto a pagar, pois a data de vencimento da primeira cota ou da cota única também é nesta quarta-feira (31). Caso o pagamento seja efetuado com atraso, haverá a incidência de multa.
Portanto, para evitar problemas e multas, os contribuintes devem ficar atentos ao prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 e tomar os cuidados necessários ao preencher e enviar suas informações ao Fisco.
Leia também
VÍDEO: Will Smith ganha presente de fã brasileiro e emociona ao retribuir da mesma forma; assista
Eduardo Costa dá chilique e show de estrelismo na festa de aniversário do próprio filho
ÁUDIO: mãe de santo revela traição que levou Deolane Bezerra à cadeia; ouça
Eleições do Santos FC: pesquisa revela que Rodrigo Marino é o preferido entre os sócios-torcedores
Novo plano contra Dengue, Zika e febre Oropouche é anunciada pelo governo federal
Andressa Urach vende piercing íntimo por valor de centenas de milhares
Influenciador com cinco esposas faz harmonização íntima para aumento genital
Camila Moura se emociona ao falar sobre término com Lucas Buda em "A Fazenda 16"
Governo Federal realizará novo levantamento de beneficiário do Bolsa Família
Motorista que matou criança e bebê ao invadir ponto de ônibus é condenado a 23 anos de prisão