Diário de São Paulo
Siga-nos
DECLARAÇÃO IR

Como fugir da multa do IR 2023?

A multa por atraso pode chegar a 20% do valor do imposto devido; é aconselhável corrigir a declaração o mais rápido possível,

Imposto de Renda 2023 - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil
Imposto de Renda 2023 - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 30/05/2023, às 07h44


O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda2023 está se encerrando. Os contribuintes têm até esta quarta-feira (31) às 23h59min59s para realizar o envio. É importante lembrar que aqueles obrigados a entregar a declaração e que não o fizerem dentro do prazo estarão sujeitos ao pagamento de uma multa, que varia entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido.

Para aqueles que deixaram a declaração para a última hora por estarem com dúvidas sobre algum ponto ou até mesmo por falta de documentos, há a opção de enviar a declaração incompleta à Receita Federal, evitando assim a multa. No entanto, é necessário completar as informações o mais rápido possível por meio de uma declaração retificadora, a fim de evitar cair na temidamalha fina.

Uma alternativa que pode facilitar o processo é optar pela declaração pré-preenchida, que já conta com diversos dados enviados à Receita Federalpor empresas. Nesse caso, é importante verificar se não há erros visíveis e enviar a declaração. No entanto, mesmo com essa facilidade, é fundamental que o contribuinte faça uma conferência minuciosa dos dados, pois ele continua sendo responsável pelas informações prestadas.

Richard Ribeiro Júnior, supervisor regional do Imposto de Renda emSão Paulo, ressalta a importância de reunir o máximo possível de documentos e enviar a declaração pelo modelo que seja mais vantajoso para o contribuinte, seja resultando em uma maior restituição a receber ou em um menor imposto a pagar. Vale lembrar que, após o prazo final de entrega, a Receita não permite mais que o contribuinte altere a opção de tributação.

Antes de enviar a declaração incompleta, é recomendado que se tome alguns cuidados. É necessário avaliar qual modelo será mais benéfico para o contribuinte, se o modelo completo com deduções legais ou o desconto simplificado. Dependendo das informações faltantes, pode ser difícil determinar qual modelo será o mais adequado.

Por exemplo, caso o contribuinte não tenha acesso à relação das despesas médicas, ele não poderá decidir corretamente qual modelo de tributação utilizar, pois as despesas dedutíveis podem ser superiores ao desconto simplificado. O desconto simplificado corresponde a 20% do total dos rendimentos tributáveis, com limite de R$ 16.754,34.

Além disso, preencher o máximo possível de informações também é aconselhável para verificar se haverá imposto a pagar, pois a data de vencimento da primeira cota ou da cota única também é nesta quarta-feira (31). Caso o pagamento seja efetuado com atraso, haverá a incidência de multa.

Portanto, para evitar problemas e multas, os contribuintes devem ficar atentos ao prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 e tomar os cuidados necessários ao preencher e enviar suas informações ao Fisco.

Compartilhe  

últimas notícias