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Economia

Carrefour tem prejuízo de R$ 565 milhões e fecha mais de 120 lojas

As vendas líquidas do Carrefour tiveram recuo de 0,3%, a R$ 28,1 bilhão

Carrefour tem prejuízo de R$ 565 milhões e fecha mais de 120 lojas - Imagem: reprodução Twitter @mspbra
Carrefour tem prejuízo de R$ 565 milhões e fecha mais de 120 lojas - Imagem: reprodução Twitter @mspbra

Manoela Cardozo Publicado em 20/02/2024, às 11h10


Na última segunda-feira (20), o Carrefour Brasil divulgou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no quarto trimestre, em comparação com o lucro de R$ 426 milhões registrado no mesmo período do ano anterior.

Conforme informações da CNN Brasil, esse resultado foi impactado por custos relacionados ao fechamento de lojas físicas. No último trimestre de 2023, a empresa registrou vendas líquidas de R$ 28,1 bilhões, com uma leve queda de 0,3% em comparação com o mesmo período de 2022.

O fechamento de mais de 100 lojas entre dezembro e o início deste ano contribuiu significativamente para os resultados do quarto trimestre.

O diretor financeiro do grupo, Eric Alencar, informou que a decisão de encerrar 123 lojas foi tomada no final do ano passado, com 104 delas já fechadas até janeiro. Esses encerramentos foram contabilizados apenas no quarto trimestre.

Apesar disso, Alencar enfatizou que não há planos para fechamentos em grande escala no futuro, embora pequenas mudanças no portfólio de lojas sejam normais.

O Ebitda ajustado da empresa totalizou R$ 1,88 bilhão no trimestre, 5% menor em relação ao ano anterior, com a margem Ebitda ajustada caindo 0,3 ponto percentual, para 6,7%. Em relação ao futuro, os executivos da empresa mencionaram que, embora a inflação de alimentos tenha aumentado desde outubro, ainda é necessário observar uma tendência mais clara para motivar os clientes a reabastecerem seus estoques.

O Atacadão, um dos principais negócios do Carrefour Brasil, registrou um aumento de 3,2% nas vendas em comparação com o ano anterior, atingindo R$ 19,3 bilhões, com uma margem Ebitda 0,9 ponto percentual mais alta, chegando a 7,2%.

Esses resultados foram divulgados um dia após a morte de Abilio Diniz, um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil. Sobre os planos futuros da empresa, Eric Alencar não forneceu detalhes específicos, uma vez que Diniz desempenhava um papel central na estratégia do grupo.

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