Diário de São Paulo
Siga-nos
Serás taxado!

Após tweet viral, Correios faz vídeo para explicar porque encomendas demoram tanto em Curitiba

O tempo de análise de produtos internacionais muitas vezes demora mais tempo do que a importação

O tempo de análise de produtos internacionais muitas vezes demora mais tempo do que a importação - Imagem: Wikimedia Commons
O tempo de análise de produtos internacionais muitas vezes demora mais tempo do que a importação - Imagem: Wikimedia Commons

João Perossi Publicado em 26/08/2022, às 08h59


Já é bem conhecida entre os internautas a reputação de Curitiba quanto às encomendas. Encomendas internacionais, de despachantes como a Shein ou Aliexpress costumam enviar para o Brasil os produtos em poucos dias, mas é em Curitiba (PR) que o processo mais lento ocorre.

Relatos de pessoas perdendo a paciência com o centro de distribuição não faltam. E a demora parece afetar todas as cidades do país, até mesmo moradores da própria capital paranaense:

Percebendo a indignação, o Correios gravou um vídeo em que explicava o que ocorre em Curitiba, e porque o processo pode chegar a demorar tanto.

Como se tratam de artigos importados, é dever da Receita Federal fiscalizar a encomenda, para garantir que produtos ilegais não entrarão no país pelas importadoras.

Além disso, segundo o vídeo, o centro de impotação de Curitiba faz também outras análises: o pacote passa por uma equipe que avalia danos causados no transporte e soluciona problemas quanto ao endereço do destinatário, muitas vezes mal informado.

Além disso o produto deve passar também por uma análise de raio-x e por cães farejadores. Caso algum desses procedimentos aponte divirgências com o que foi declarado, o pacote pode ser sobretaxado, ou enviado para orgãos resposáveis (como a Polícia Federal) em caso de mercadorias ilegais.

Segundo os Correios, a Receita Federal possui o prazo de 12 dias desde o recebimento da encomenda para finalizar a inspeção, mas atrasos infelizmente são comuns, devido ao número grande de entregas. Além disso, no caso de taxação, o produto não é enviado aos centros de distribuição locais até que a confirmação do pagamento seja feita.

Porém, é importante prestar atenção no site do Correios: a encomenda só é armazenada no caso de taxação por 30 dias. Após esse prazo, o pacote será enviado de volta para o remetente.

Compartilhe  

últimas notícias