Diário de São Paulo
Siga-nos

Ambulantes temem a miséria após o aumento de preços com a taxação de produtos importados

Comerciantes preveem grande impacto nas vendas

Ambulantes temem a miséria após o aumento de preços com a taxação de produtos importados - Imagem: Reprodução | TV Globo
Ambulantes temem a miséria após o aumento de preços com a taxação de produtos importados - Imagem: Reprodução | TV Globo

Marina Roveda Publicado em 17/04/2023, às 10h57


Os vendedores informais do Rio de Janeiro, especialmente camelôs e ambulantes, estão apreensivos com a recente notícia divulgada pelo Ministério da Fazenda sobre o fim da isenção de impostos para produtos importados da China, comprados por meio de sites. 

Compras no valor de até US$ 50 começaram a ser tributadas ao entrar no Brasil. O governo tem a intenção de aumentar a arrecadação, com expectativas de R$ 8 bilhões. Por outro lado, integrantes do Ministério da Fazenda afirmam que a medida tem o objetivo de evitar fraudes e burlas às regras, já que muitos desses produtos estariam sendo subfaturados para entrar na isenção.

Os ambulantes estão apreensivos e já começaram a aumentar seus estoques de produtos. Além disso, foram informados que, caso a medida seja implementada, o preço de seus produtos vai aumentar. Especialistas argumentam que, embora o governotenha afirmado que a nova regra fiscal não prevê aumento de impostos, a eliminação da isenção poderia configurar um aumento de tributos.

Compartilhe  

últimas notícias