Diário de São Paulo
Siga-nos
SOS

Saiba como ajudar as vítimas das fortes chuvas no litoral de SP

Após a tragédia ao menos 40 pessoas foram dadas como desaparecidas

Saiba como ajudar as vítimas das fortes chuvas no litoral de SP - Imagem: reprodução Defesa Civil de São Sebastião
Saiba como ajudar as vítimas das fortes chuvas no litoral de SP - Imagem: reprodução Defesa Civil de São Sebastião

Vitória Tedeschi Publicado em 20/02/2023, às 14h30


As chuvas que atingem o Litoral Norte de São Paulo no último domingo (19) causaram, até o momento, mais de 20 mortos e mais de 500 desabrigados. Por isso, Caraguatatuba, São Sebastião, Guarujá e Ilha Bela estão arrecadando doações para ajudar as famílias desalojadas.

Para ajudar, prefeituras e ONGs oferecem meios seguros de enviar donativos e dinheiro. Inclusive, algumas ONGs da capital paulista também estão arrecadando diversos tipos de doação. Veja algumas delas abaixo:

São Sebastião

1- Prefeitura de São Sebastião

Locais de arrecadação: Fundo Social da prefeitura, na rua Capitão Luiz Soares, 33, centro, e unidades regionais (veja a lista aqui).

Mais informações: (12) 3892-4991

2- Instituto Verdescola

O Instituto Verdescola recebe doações na Avenida Marginal, 44, Praia Barra do Sahy, São Sebastião.

Se preferir enviar dinheiro, o Pix é [email protected].

Mais informações: (12) 3863-7130 e 3863-7366

Caraguatatuba

1 - Prefeitura

O Fundo Social de Caraguatatuba está arrecadando materiais de limpeza, higiene, água potável e roupas masculinas, femininas e infantis e de cama e banho.

"Os itens de limpeza com mais necessidade são saco de lixo 60 litros, detergente, álcool 70%, desinfetante, cloro, sabão em pó, esponja, vassoura, rodo, pano de chão e balde 10 litros e de higiene são pasta e escova de dente e sabonete", informou a prefeitura.

Locais de arrecadação: Por enquanto, as doações serão recebidas no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), localizado na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia.

Mais informações: (12) 3897-5656

Ilhabela

1- Prefeitura

Em comunicado, a prefeitura disse que precisa de doações para atender moradores da costa sul da ilha e perderem seus pertences.

"Estamos aceitando doações de colchões, mantas, fogão, artigos de higiene e limpeza". Local de arrecadação: Fundo social de Ilhabela, na rua Guaiamu, 56, Perequê.

Mais informações: (11) 9-9932-7150

Guarujá

1- Prefeitura

A prefeitura da cidade também está recebendo doações de alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene. É só deixar os mantimentos no Ginásio do Tejereba, localizado na Rua Silvio Daige, no Jardim Tejereba.

São Paulo

1- Projeto Recomeçar

A ONG recebe doações de roupas, artigos de higiene, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis em São Paulo, SP, na Rua Conselheiro Brotero, 870 - Restaurante Carnívoros.

Também é possível enviar dinheiro via Pix usando a chave [email protected].

2- Gerando Falcões

Já a ONG Gerando Falcões lançou uma campanha dedicada a arrecadar fundos para o atendimento as vítimas das chuvas no litoral norte.

A organização vai fazer doar uma quantia igual para cada real doado pela sociedade, com limite de R$ 1 milhão e todos os recursos serão usados para compra de alimentos, roupas, colchões e kits de higiene. A campanha "Tamojunto" recebe doações via Pix, por meio do CNPJ 18.463.148/0001-28.

Mais informações aqui.

Ao menos 40 pessoas estão desaparecidas após tragédia em São Sebastião

São Sebastião, que fica a 197 km de São Paulo, foi uma das cidades mais afetadas pelos desastres no litoral paulista em decorrência das chuvas fortes no último final de semana, 18 e 19 de fevereiro.

governador Tarcísio de Freitas(Republicanos) confirmou, em entrevista ao "Bom dia, São Paulo", da TV Globo, que até o momento 40 pessoas estão desaparecidas e a busca continua por sobreviventes. Porém, o número pode ser ainda maior, porque acredita-se que muitas pessoas estejam sob os escombros.

"Nós temos 36 desaparecidos na Barra do Sahy e, em Juquehy, nós temos a informação de ter mais quatro desaparecidos. A gente vai atualizar esse número ao longo do dia. As equipes já foram para a região fazer buscas e a gente está reforçando o efetivo", comentou o Tarcísio.

O político ainda deixou claro que as equipes conseguiram chegar em Maresias e que devem acessar a Barra do Sahy por terra ainda nesta segunda-feria (20). 

De acordo com o levantamento mais recente feito pelos órgãos oficiais, o número de mortos confirmados já chega a 36, sendo 35 em São Sebastião e um em Ubatuba

Tarcísio também disse que os feridos estão sendo atendidos no hospital de Caraguatatuba. Dentre eles, os mais graves estavam com lesões na coluna cervical e traumatismo craniano. O governo montou uma estratégia para atender os pacientes também em São José dos Campos e no Hospital das Clínicas de São Paulo, caso precise.

O governados informou na entrevista que o foco agora, é procurar por sobreviventes, checar a dimensão dos estragos e já iniciar uma reconstrução dos pontos que mais sofreram.

De acordo com a reportagem, as pessoas não estão conseguindo contato com muitos parentes que vivem no litoral norte de São Paulo, porém a orientação da Defesa Civil estadual é que ninguém vá até lá para procurar, porque é perigoso. 

A Defesa Civil também informa que além das mortes, 228 pessoas estão desalojadas e 338 desabrigadas.

Entre os que perderam a vida há uma criança de 7 anos, que faleceu durante um deslizamento de terra em Ubatuba. Na noite do último domingo (19), Tarcísio decretou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, todas no litoral norte do estado e Bertioga.

Compartilhe  

últimas notícias