Diário de São Paulo
Siga-nos
Desastres naturais

Mais da metade dos brasileiros vive em áreas sob risco de desastres naturais, diz centro nacional

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (03) após uma análise minuciosa

Quatro a cada dez municípios são considerados vulneráveis a desastres ambientais. - Imagem: reprodução I Instagram
Quatro a cada dez municípios são considerados vulneráveis a desastres ambientais. - Imagem: reprodução I Instagram

Juliane Moreti Publicado em 03/03/2023, às 15h05


Nesta quinta-feira (02), a ampliação da lista da população brasileira que vivem em lugares sob risco de causar desastres naturais foi divulgada e pôde mostrar que quatro a cada dez municípios são considerados vulneráveis a desastres ambientais, como os das chuvas em excesso no litoral norte de São Paulo

Os dados foram disponibilizados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que no total fez o cálculo com 2.120 cidades, que concetram cerca de 70% da população. Antes, esse número era menor, sendo 1.038 municípios, de acordo com informações do portal Folha

Entre os municípios que foram analisados pelo órgão, estão São Sebastião, Ubatuba e Vila Sahy, por emxeplo, que sofreram com os temporais causadores de mortes e desastres por serem áreas de grande risco aos moradores das proximidades da Costa, nas regiões Sudeste e Nordeste.

A ampliação foi anunciada por Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação durante um seminário Técnico-Científico da análise dos dados. ''Com esse esforço, dobramos a cobertura monitorada, atingindo 70% da população brasileira'', comentou. 

A diretora substituta do Cemaden, Regina Alvará, explicou que a população brasileira se concentra na costa por causa do processo de colonização, mesmo sendo um local geográfico com acidentes. Como consequência, a maior parte dessas pessoas podem ser afetadas. 

Compartilhe  

últimas notícias