Diário de São Paulo
Siga-nos
Surpreendente!

Censo revela que população brasileira tem menor aumento da história

Os dados mostram que nascem mais pessoas do que morrem no país, mas com uma diferença cada vez menor

O baixo número de habitantes indica queda no índice de nascimentos - Imagem: divulgação/IBGE
O baixo número de habitantes indica queda no índice de nascimentos - Imagem: divulgação/IBGE

Mateus Omena Publicado em 04/01/2023, às 11h58


A prévia do Censo 2022 mostra que o Brasil tem 208 milhões de habitantes. No entanto, em média, a população cresceu apenas 0,7% ao ano desde o último recenseamento, feitio em 2010.

Trata-se do menor aumento populacional já registrado pelo país, em uma série histórica que começa em 1872.

A queda no número de habitantes reflete o baixo índice de nascimentos. Os dados mostram que ainda nascem mais pessoas do que morrem no Brasil, no entanto a diferença é cada vez menor.

O cenário resulta no envelhecimento da população brasileira, trazendo desafios para setores como empregabilidade, serviços de saúde e previdência social. Dentro de uma ou duas décadas, o país deve começar a diminuir. Os dados oficiais do Censo estão previstos para março.

Entenda a situação

De acordo com a previsão do Censo, a população do Brasil passou de 191 milhões, em 2010, para 208 milhões, em 2022. Nesse sentido, a média anual de crescimento neste intervalo de tempo foi de 0,7%.

Por outro lado, desde o Censo de 1960, a taxa de crescimento vem apresentando queda, mas nunca antes havia alcançado números tão baixos.

A perspectiva de que o crescimento da população brasileira é o menor já registrado não vai mudar, pois seria preciso que a população alcançasse um patamar superior a 219 milhões, o que é considerado impossível conforme as projeções do IBGE.

Segundo a prévia, a população do Nordeste chamou a atenção por ser a que menos cresceu no país, metade da média nacional. Além disso, um grande número de cidades diminuiu de tamanho. Na prévia do Censo, a proporção chega a 40% dos municípios.

Qual é o motivo para a queda do crescimento da população?

O estudo aponta que o fenômeno é provocado, principalmente, pela queda na taxa de natalidade. Para manter o tamanho da população no longo prazo, é necessário, no mínimo, uma média de 2 filhos por mulher. Em 2010, o número já estava abaixo desse patamar: 1,9.

A situação piorou com a pandemia de covid-19, que fez com que o ritmo de crescimento caísse expressivamente, por causa da alta na mortalidade. O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) estima que, entre 2020 e 2022, um milhão de pessoas morreram a mais do que a média dos anos anteriores.

No cálculo, foram incluídas as mortes pela covid-19, mas também as que podem ter ocorrido pela redução dos atendimentos médicos durante a pandemia.

Durante a crise sanitária, o número de nascimentos, que já demonstrava queda há algum tempo, caiu bastante, por causa das mudanças no comportamento, como o adiamento da gravidez e o isolamento social.

Compartilhe  

últimas notícias