A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi autorizada retomar a transferência de água do rio Paraíba do Sul para o sistema

Redação Publicado em 15/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h43
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi autorizada retomar a transferência de água do rio Paraíba do Sul para o sistema Cantareira, e poderá captar 40 bilhões de litros. O volume liberado é menor do que o solicitado pela estatal, que planejava transferir 60 bilhões.
A medida ocorre para evitar risco de desabastecimento e uma nova crise hídrica e é permitida quando o volume do reservatório estiver inferior a 30%. Nesta quinta (14), o Cantareira operava com 28,4% da capacidade.
A solicitação foi feita porque o limite anual de transferência do rio para o reservatório já tinha sido superado em setembro.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (13) pelos órgãos reguladores que autorizaram a retomada dessa captação.
Responsável pelo abastecimento diário de mais de 7 milhões de pessoas, o Cantareira é o mais importante dos sete mananciais que compõem o sistema integrado que abastece a região metropolitana de São Paulo.
Essa transferência é feita da seguinte forma: a Sabesp capta água da hidrelétrica Jaguari – alimentada pelo Paraíba do Sul – e a despeja na representa Atibainha, que faz parte do Cantareira.
A Sabesp atingiu em 2 de setembro o limite anual de 162 bilhões de litros de água, que pode transferir do Paraíba do Sul para o Cantareira. Isso é feito pela Companhia desde 2017 como estratégia para reforçar o manancial, que praticamente secou durante a crise hídrica, que castigou a região metropolitana de São Paulo entre 2015 e 2016. Com isso, a Sabesp só poderia retomar essa captação de água em janeiro de 2021.
Por esse motivo, ainda em setembro, a Sabesp acionou o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), agência reguladora ligada ao governo de São Paulo, para obter a autorização para retomar a captação da água do Rio Paraíba do Sul ainda neste ano. O pedido da Sabesp foi o seguinte: transferir 60 bilhões de litros de água para o Cantareira.
Todavia, nesta quarta-feira (13), ao autorizar a retomada da transferência de água do Paraíba do Sul para o Cantareira, os órgãos reguladores limitaram a captação a 40 bilhões de litros. Ou seja, dois terços do volume solicitado pela Sabesp.
Quatro órgãos reguladores tomaram essa decisão, tornada oficial por meio de uma nota conjunta: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ligada ao governo federal, DAEE, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), ligado ao governo de Minas Gerais, e Instituto Estadual do Ambiental – INEA, do Estado do Rio de Janeiro.
A regulação é feita por vários órgãos porque o rio Paraíba do Sul banha três estados diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Além da limitação do volume a ser captado, os órgãos reguladores determinaram ainda as seguintes regras:
.
.
.
.
.
G1
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas