Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio ambiente

Desmatamento na Amazônia registra queda de 33% no primeiro semestre

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (07) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

O desmatamento na Amazônia registrou uma queda de 33% no primeiro semestre de 2023. - Imagem: reprodução I Freepik
O desmatamento na Amazônia registrou uma queda de 33% no primeiro semestre de 2023. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 08/07/2023, às 08h12


Nesta sexta-feira (07), resultados expostos apontam que o desmatamento na Amazônia registrou uma queda de 33% no primeiro semestre de 2023. 

Somente em junho deste ano, a redução atingiu o maior patamar, representando a maior porcentagem em relação aos outros 5 meses e chegando ao menor número de devastação desde 2018.

A divulgação aconteceu pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança no Clima por meio dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) após uma coleta do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), uma monitoração florestal do Inpe. 

Durante a apresentação dos registros, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou o compromisso do presidente Lula ''com a decisão política de fazer um enfrentamento da questão da mudança do clima e do combate ao desmatamento, para alcançar o desmatamento zero até 2030''.

A redução do desmatamento na Amazônia se deve a um conjunto de ações de comando de controle que vão desde o aumento da fiscalização e dos embargos pelo Ibama a uma ação coordenada junto com os estados e a um processo de dissuasão que vem sendo feito, mostrando que não haverá convivência com a criminalidade'', explicou a ministra. 

Apesar dos avanços na Amazônia por causa das estratégias de fiscalização, o segundo bioma mais importante do país, o Cerrado, apresentou números preocupantes e altas negativas.

Em comparação com o primeiro semestre de 2022, o desmatamento nessa região aumentou 21% nos primeiros seis meses do ano de 2023, segundo o Deter e conforme informações do portal UOL

Compartilhe  

últimas notícias