Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (07) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Juliane Moreti Publicado em 08/07/2023, às 08h12
Nesta sexta-feira (07), resultados expostos apontam que o desmatamento na Amazônia registrou uma queda de 33% no primeiro semestre de 2023.
Somente em junho deste ano, a redução atingiu o maior patamar, representando a maior porcentagem em relação aos outros 5 meses e chegando ao menor número de devastação desde 2018.
A divulgação aconteceu pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança no Clima por meio dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) após uma coleta do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), uma monitoração florestal do Inpe.
Durante a apresentação dos registros, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou o compromisso do presidente Lula ''com a decisão política de fazer um enfrentamento da questão da mudança do clima e do combate ao desmatamento, para alcançar o desmatamento zero até 2030''.
A redução do desmatamento na Amazônia se deve a um conjunto de ações de comando de controle que vão desde o aumento da fiscalização e dos embargos pelo Ibama a uma ação coordenada junto com os estados e a um processo de dissuasão que vem sendo feito, mostrando que não haverá convivência com a criminalidade'', explicou a ministra.
Apesar dos avanços na Amazônia por causa das estratégias de fiscalização, o segundo bioma mais importante do país, o Cerrado, apresentou números preocupantes e altas negativas.
Em comparação com o primeiro semestre de 2022, o desmatamento nessa região aumentou 21% nos primeiros seis meses do ano de 2023, segundo o Deter e conforme informações do portal UOL.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Arrasta Para Cima: maior evento digital do Brasil movimenta SP nos próximos dias; veja detalhes
Pedrinho Matador: Vazam fotos do serial killer morto
IMAGENS FORTES - mulher agoniza até a morte após cair nas mãos de quem ela queria distância
PUBLICIDADE LEGAL - 01/12/2023
Possível volta? Simone e Simaria se reencontram depois de meses separadas; veja vídeo
Leo Dias se manifesta depois de ser exposto em vídeo: ''Não sou celebridade''
São Paulo: criminosos explodem agências bancárias em Paraibuna
Suposta filha de Leonardo explica motivo de ter desistido de comprovar a paternidade