Diário de São Paulo
Siga-nos

Um Jardins valorizado pela pandemia

Por Daniela Cerri Seibel*

Um Jardins valorizado pela pandemia
Um Jardins valorizado pela pandemia

Redação Publicado em 05/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h23


Por Daniela Cerri Seibel*

Um Jardins valorizado pela pandemia

Se a pandemia do coronavírus tem um lado positivo, é que as mudanças no estilo de vida das pessoas, devido ao distanciamento social, têm movimentado o mercado imobiliário, especialmente aqui na nossa região dos Jardins.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Local Imóveis, que atua fortemente na área, mostra que, de janeiro a setembro deste ano, houve um crescimento de 10% no número de negócios fechados nos bairros Jardim América, Paulista, Europa e Paulistano, no comparativo com todo o ano de 2020. Os valores das transações também ficaram mais elevados, com um montante 13% superior, verificado até agora, em relação ao ano passado. Entre os quatro bairros da região, o Jardim Paulista liderou os negócios, somando quase 60% do total de imóveis comercializados este ano, seguido pelo Jardim América, com cerca de 25%.

O aquecimento do mercado imobiliário da região, ainda de acordo com a pesquisa, deu-se tanto no segmento de venda de imóveis de alto padrão prontos para morar quanto na área de locação. Segundo as estimativas da Local, se o ritmo de crescimento se mantiver assim até dezembro, os negócios envolvendo locação poderão dar um salto de 54% em relação a 2020.

Trata-se de uma notícia bastante animadora no contexto de um cenário ainda tão sombrio que paira sobre a saúde (fragilizada) e o poder aquisitivo  (em queda livre) dos brasileiros e dos paulistanos em especial. A reação de um segmento de mercado de importância vital, como o imobiliário, movimenta a Economia. Além disso, mostra a capacidade de adaptação das pessoas, que buscam manter a qualidade de vida mesmo em tempos adversos. E nesse sentido, vale ressaltar, a região dos Jardins tem muito a oferecer. A área é uma das mais valorizadas da capital paulista, contando com uma enorme gama de serviços, praças arborizadas e segurança.

O Jardins se caracteriza por ser um bairro extremamente versátil e que atrai todas as tribos  – quem curte o dia ou a noite. Tem o público que procura a região para fazer algumas coisas a pé, como jantar em bons restaurantes, e tem aqueles que valorizam o lado requintado das alamedas em volta da Rua Oscar Freire. Por isso, agora durante a pandemia, vem atraindo pessoas e famílias em busca de espaços mais adequados para esse novo momento home-office.

Antes da pandemia, o discurso era a diminuição dos espaços, com a preferência por imóveis mais funcionais e práticos. O distanciamento social inverteu essa tendência. Agora, espaços maiores – como casas com boa área externa, apartamentos de cobertura, imóveis  com varanda e espaços para conviver em família, além de um cantinho confortável para o home-office – estão entre os mais procurados. E esta tendência, segundo a expectativa da Local, veio para ficar.

Caso isto se confirme ou não, o fato é que nossa região tem muito a oferecer, incluindo um mercado imobiliário capaz de atender aos anseios e necessidades de qualquer público.

______________

*Daniela Cerri Seibel é presidente da associação de bairro Ame Jardins 
Compartilhe  

Tags

últimas notícias