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Sustentabilidade: uma exigência no desenvolvimento de produtos

Sustentabilidade: uma exigência no desenvolvimento de produtos

colunista leonardo campos
colunista leonardo campos

Redação Publicado em 15/01/2022, às 00h00 - Atualizado em 27/01/2022, às 07h38


Por Leonardo Campos*

Sustentabilidade: uma exigência no desenvolvimento de produtos

Todos os bens, sejam produtos ou serviços, ao longo do seu ciclo de vida, possuem duas características:  precisam de recursos e a maior parte destes vem da natureza; geram resíduos que mesmo tratados, não deixam de gerar impacto ambiental. Assim, o consumo é um ato humano que afeta o meio ambiente, mesmo quando ocorre para atender uma necessidade básica como comer ou se vestir.

A importância da sustentabilidade como requisito no consumo, tem crescido junto aos consumidores a medida em que nos tornamos mais conscientes quanto à escassez e finitude dos recursos naturais. Assim, empresas passam a incluir características mais sustentáveis nos produtos, processos e modelos de negócios.

Henrique Rosenfeld, que é uma referência no processo de desenvolvimento de produtos, argumenta que ao planejar a oferta de um determinado produto ao consumidor, a empresa deve pensar em quais expectativas, desejos e necessidades aquele item deve atender.

Perceba, por exemplo, o esforço tecnológico e financeiro que as empresas automotivas têm empregado no desenvolvimento de veículos mais eficientes e movidos à energias renováveis. Os modelos de negócios dessas empresas também precisam ser diferentes, pois os jovens consumidores preferem usar veículos no lugar de tê-los. Esta preferência conduz à diminuição da aquisição e, consequentemente, na produção, dando lugar ao uso compartilhado de produtos e serviços. Exemplos deste comportamento estão em diferentes setores da economia: Rent a box, Uber, Airbnb e We Work são alguns deles.

Os desafios para as empresas não são pequenos, pois as mudanças são significativas e o comportamento dos consumidores se altera dinamicamente. Somente mediante a inovação estes desafios poderão ser vencidos: nunca a necessidade da incorporação de aspectos sociais, econômicos e ambientais ao desenvolvimento de produto foi tão necessária.

Todos podemos ser partícipes deste processo uma vez que as empresas têm compreendido que a concepção de novos produtos ocorre com a coparticipação do consumidor. Assim, cada um de nós pode contribuir para um mundo mais sustentável e efetivo.

Leonardo Augusto de Campos
Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS). Especialista em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro Mecânico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há mais de vinte anos como gestor industrial e de qualidade e processos em empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Membro do Comitê de Sustentabilidade da empresa onde trabalha. Atuou como professor em cursos de graduação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e como professor colaborador do curso de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisa nas áreas de Estratégias Empresariais, Inovações Sustentáveis e de Energias Renováveis.
[email protected]
www.linkedin.com/in/leonardo-campos
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