Diário de São Paulo
Siga-nos

Sábios conselhos para o jovem se preparar e ser bem-sucedido na carreira

Por Reinaldo Polito

Sábios conselhos para o jovem se preparar e ser bem-sucedido na carreira
Sábios conselhos para o jovem se preparar e ser bem-sucedido na carreira

Redação Publicado em 06/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h08


Por Reinaldo Polito

Sábios conselhos para o jovem se preparar e ser bem-sucedido na carreira

O jovem enfrenta momentos de grande desafio em sua vida. Afinal, que curso escolher? Que profissão abraçar? Por onde começar? Qual caminho seguro a trilhar? Os maiores especialistas têm dificuldade em responder a essas questões. Se pensarmos que boa parte das profissões existentes hoje desaparecerá em pouco tempo, qualquer orientação poderia estar rapidamente desatualizada.

Sou presidente da ONG Via de Acesso Ruy Leal. Nós capacitamos e inserimos jovens no mercado de trabalho. Portanto, faz parte do nosso dia a dia dar orientação a esses meninos e meninas que procuram ajuda para construir uma carreira promissora. Temos um Conselho de consultores, executivos e empresários altamente reconhecidos e competentes que trabalham voluntariamente para essa causa.

Uma das atividades de capacitação que desenvolvemos são os Fóruns de Carreira. Os nossos eventos são os maiores e mais bem-sucedidos do país. Chegamos a ter mais de dez mil inscritos em cada edição anual. São duas palestras pela manhã e duas à tarde, totalmente gratuitas. Convidamos para falar a essa plateia ávida de informações consultores, presidentes e altos executivos das mais importantes empresas do país.

Conselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no Amazonas

Fórum promovido pelo Via de Acesso

Um dos fóruns mais marcantes tratou do tema “Caráter e poder”. Foram palestrantes, citando o cargo que ocupavam na época, o filósofo Mário Sérgio Cortella; André Dias, presidente da Monsanto; Jayme Garfinkel, presidente da Porto Seguro, e Fábio Barbosa, presidente do Conselho do Banco Santander.

Estiveram presentes no evento mais de quatro mil pessoas. Queriam saber qual havia sido a trajetória deles para que conquistassem tamanha realização profissional. Cada um com sua história peculiar, encantou a multidão de jovens que não perdiam uma só palavra desses ícones da vida corporativa.

Nenhum deles se preocupou em fornecer fórmulas prontas, ou receitas que considerassem infalíveis. A paixão pela atividade foi o ponto comum de todas as palestras. Mostraram àqueles jovens que deveriam procurar uma profissão que lhes proporcionasse realização e felicidade. Afirmaram que esses objetivos eram mais importantes que a remuneração ou a posição hierárquica. Enfatizaram que o dinheiro vale muito, mas que se trabalhassem em uma atividade que lhes desse prazer, a remuneração seria uma consequência natural.

Embora alguns dos palestrantes trabalhassem há décadas na mesma empresa, todos reconheceram que hoje dificilmente alguém poderá permanecer na mesma organização por muito tempo. Esclareceram, entretanto, que deveriam se dedicar com brilho nos olhos a tudo que fizessem, pois só assim conseguiriam construir uma carreira de sucesso.

Um dos aspectos mais curiosos das palestras foi a revelação que alguns fizeram sobre os erros e decisões equivocadas ao longo da carreira.
Jayme Garfinkel, por exemplo, contou como se enganou ao montar uma mega oficina para atender diretamente os clientes.

Apesar de ter escolhido um prédio maravilhoso, o local foi inadequado. Conclusão: os clientes não apareceram. Para não jogar todo investimento fora, a solução foi utilizar a oficina para guardar “salvados”. Mostrou com seu exemplo que na vida, às vezes, quando aprendemos com os erros, eles são mais úteis até que os acertos.

Insistiram também que a responsabilidade de tornar nosso país um lugar melhor e mais digno para se viver depende de cada um e de todos que estavam naquela plateia.

Censuraram a cultura do “jeitinho” e ressaltaram que, embora essa prática abominável ainda não tenha desaparecido, as pessoas já não se vangloriam dos pequenos delitos que cometem.

Se essa atitude ainda não é a ideal, pelo menos é um passo importante para que possamos vislumbrar um futuro melhor para nós e para os nossos filhos. É uma indicação de que nossos costumes estão mudando e se aperfeiçoando.

Os quatro palestrantes deram destaque à importância do preparo. Não há mais espaço para amadorismo. Bem preparado, o jovem poderá optar pela carreira que fale mais alto ao seu coração. Despreparado, só lhe restará contar com a sorte e se contentar com as migalhas que sobrarem.

Foi um evento enriquecedor. Um dia de aprendizado e crescimento. Todos esses preceitos constituem a base da nossa missão aqui no Via de Acesso. Se você for jovem e estiver em busca de capacitação ou de uma porta para ingressar no mercado de trabalho, pode nos procurar. Se você tiver uma empresa e precisar de jovens estagiários ou aprendizes, também teremos muito prazer em ajudar. Fale com o nosso Superintendente Geral, Valdir Scalabrin, ou com a nossa Gerente Institucional de Relações Externas, Maira Bispo. Aqui estão os contatos:

Fone (11) 38099400 Instagram @viadeacesso e-mail www.viadeacesso.org

Compartilhe  

últimas notícias