Diário de São Paulo
Siga-nos

Não deixa o futuro para amanhã!

Mas a resposta pronta parece não levar em consideração o fato de que as crianças e os jovens só vão poder mesmo mudar a nossa realidade pelas vivências e

FUTURO
FUTURO

Redação Publicado em 03/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h07


O ser humano e a sua incrível capacidade de culpar o outro, de tirar o time de campo e jogar a responsabilidade pra cima de alguém ou de algo. A culpa é do chefe, do namorado, da namorada ou dos pais. Não assumir o seu papel e colocar na conta de outro é mesmo mais fácil. E num mundo julgado tão perdido, muitos já largaram mão. Justificam que o amanhã somente cabe às próximas gerações.

Mas a resposta pronta parece não levar em consideração o fato de que as crianças e os jovens só vão poder mesmo mudar a nossa realidade pelas vivências e experiências que tiverem. Por isso, meu caro. Não se exime. O futuro não está nas crianças, mas sim nos ensinamentos que os mais velhos vão deixar para elas.

Não precisa ser pai ou mãe. Professor ou professora. Tio ou tia. Cada um tem sua missão por aqui. Se a geração de hoje é um “mimimi”, se os jovens têm dificuldade em aceitar um “não” e não sabem lidar com as frustrações não é à toa. Faltou um norte, faltou limite, educação e até alguém que os oriente e guie. Por isso, ao ser questionado sobre onde vamos chegar e diante das opções de desistir ou existir. Exista e faça valer a pena.

Os mais novos são um reflexo de nós. Seja do nosso empenho e amor ou do nosso abandono. Cada passo dado tem uma consequência nesta caminhada chamada vida. E a vida acontece agora. O hoje sempre terá impacto no amanhã. Por isso, os adultos não podem deixar a esperança para a próxima geração. A gente colhe o que planta e não tem mágica pra mudar. Basta o diálogo e a cabeça aberta. Que os mais velhos e os mais jovens estejam dispostos a ensinar e a aprender um com o outro. Alinhem princípios e valores e estejam unidos por um mundo melhor.

Olhe para os seus filhos, seus pais, avós, vizinhos e pra quem cruzar o seu caminho com outros olhos. Tenha respeito pela experiência de cada um, pelas conquistas e pelas falhas. Talvez seja um bom momento pra refletir comigo sobre isso. Estamos em um período em que as gerações precisam estar lado a lado.  Ano de eleição. Ano em que as nossas escolhas são determinantes pros próximos anos. O passado é eterno e é o presente que pode mudar o futuro. Mas aqui não é uma coluna política. Longe disso. Por isso, não deixe o amanhã nas mãos dos outros.

Compartilhe  

últimas notícias