Diário de São Paulo
Siga-nos

K.K. Downing no Diário de São Paulo

Por Marcelo Emerson

marcelo emerson
marcelo emerson

Redação Publicado em 30/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h17


Por Marcelo Emerson

K.K. Downing no Diário de São Paulo

Nos anos 70 e 80, a indústria musical era dominada por estações de rádio, emissoras de TV e revistas especializadas que filtravam aquilo que chegava para o consumo do público. Mas uma banda chamada Judas Priest desafiou o “status quo” e construiu uma sólida carreira a partir de verdadeiros hinos, conquistando o público em casas de shows e grandes concertos, sempre se apresentando com visual extravagante, repleto de couro e rebites. O Judas Priest pegou suas influências de Jimi Hendrix e Black Sabbath e elevou o nível do rock pesado, representando a quintessência do que se convencionou chamar de heavy metal.

Um dos responsáveis pelo sucesso da banda (e pelo desenvolvimento da estética que se consagrou como o arquétipo do músico de heavy metal) é o guitarrista e compositor Kenneth Downing Jr, cujo nome artístico é K.K. Downing. Depois de uma série de desentendimentos, o guitarrista se desligou (ou foi desligado?) da banda que ajudou a formar e, depois de uma desgastante discussão na imprensa, foi impedido de retornar ao Judas Priest.

Com as portas fechadas, criou sua própria banda, KK’s Priest, com alguns companheiros que já estiveram em sua banda anterior, o vocalista Tim “Ripper” Owens e o baterista Les Binks (posteriormente substituído por Sean Elg). Completa a formação o baixista Tony Newton e o guitarrista A.J. Mills.

Gravaram o debut “Sermons of the Sinner”, que traz músicas fortes como “Raise your Fists”, “Hail for the Priest” e “Hellfire Thunderbolt”, lançado mundialmente em outubro de 2021.

Com a boa aceitação do álbum de estreia, K.K. Downing já prepara a turnê de promoção. O influente guitarrista conversou com o Diário de São Paulo, conduzida por este colunista (agradecimento especial para ForMusic/Wikimetal). Nas próximas colunas, você poderá ler os principais pontos do animado bate papo com o carismático K. K. Downing.

A entrevista pode ser assistida no link: https://www.youtube.com/watch?v=I8MGuv8gun8

Compartilhe  

Tags

últimas notícias