Diário de São Paulo
Siga-nos

A importância da prática da atividade física para a saúde

Atividade física. - Imagem: Freepik
Atividade física. - Imagem: Freepik

Tarlis Santos Publicado em 24/08/2022, às 08h04


Primeiramente, gostaria de agradecer ao Diário de São Paulo pela oportunidade de trazer conteúdos de saúde e bem-estar, dicas de treinos, conteúdos voltados ao mundo fitness.

Hoje quero trazer como primeiro conteúdo para vocês a importância da prática da atividade física para a saúde.

Não existe qualidade de vida completa sem os cuidados com alimentaçãoe exercícios físicos. Essa é uma combinação essencial para a vida. Mas você conhece a importância da atividade física para a saúde?

Ela aumenta a expectativa de vida, diminui o acúmulo de gordura, reduz o estresse e favorece o sistema imunológico. Só isso já era o suficiente para dizer que exercício físico e saúdetem tudo a ver, no entanto, existem muito mais benefícios.

Quer saber quais são? Confira abaixo:

Aumento da concentração

Atividades que antes você levava mais horas para concluir, poderão ser potencializadas ao praticar exercícios físicos com frequência. Isso porque ela aumenta a sua concentração.

Autoconfiança

A prática de exercícios libera dopamina e serotonina, que são substâncias neurotransmissoras que elevam a autoestima e aumentam a autoconfiança. Além disso, aumentam o bem-estar, dando sensação de felicidade e prazer.

Controle do peso

Muito buscado pela grande maioria das pessoas que começam a praticar exercícios, o controle do peso é consequência direta dessa prática. Afinal, os exercícios diminuem a quantidade de gordura no corpo e aumentam a massa muscular.

No entanto, é fundamental procurar ajuda profissional para atingir seus objetivos de forma saudável.

Diminuição do apetite

A atividade física ajuda a regularizar os mecanismos cerebrais responsáveis pelo controle do apetite. Dessa forma o corpo equilibra o que ingere com o gasto de energia durante as práticas.

Diminuição do estresse

Distúrbios emocionais e psicológicos, ansiedade, depressãoe estresse são drasticamente diminuídos com a prática regular de exercício. Isso também acontece pela liberação da dopamina e da serotonina.

Fortalecimento do corpo

Os exercícios fortalecem a musculatura e beneficiam o organismo em geral. Os tendões e ligamentos ficam mais flexíveis e o sistema circulatório e respiratório funcionam melhor.

Além disso, aumentam sua vitalidade, melhoram sua postura, aumentam a imunidade e reduzem as dores no corpo.

Melhoram a saúde do coração

Já que fortalecem o corpo em geral, o coração não poderia ficar de fora, não é mesmo? Dessa forma, os exercícios aumentam a vascularização e diminuem as chances de angina, infarto e insuficiência cardíaca.

Melhora na disposição

A prática de exercícios físicos aumenta a disposição para as atividades do dia-a-dia, no desempenho do trabalho e em se divertir. Também aumenta o ânimo para fazer outras atividades e retira a fadiga.

Melhora no sono

A qualidade do sono melhora muito em quem pratica os exercícios físicos. Além disso, acaba gerando maior bem-estar físico e emocional, além da melhora da produtividade e do humor por conta dessa melhora.

Redução do risco de doenças crônicas

Doenças como hipertensão, osteoporose, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares são reduzidos em pessoas que fazem a prática de atividade física regularmente.

Isso porque os exercícios regulam a pressão arterial, controlam o colesterol e diminuem o nível de glicose no sangue. Até doenças simples, como resfriados, são mais amenas quando praticamos exercícios.

E para você, qual a importância da atividade física para a saúde? Comentem lá nesta publicação no meu Instagram @tarlissantos

Sobre o autor

Tarlis Santos é atleta de fisiculturismo na modalidade Mens Physique, atual campeão da categoria Master. Formado em Educação física, com especialização em biomecânica, recuperação muscular e hipertrofia muscular. Pós-graduado em nutrição.

Instagram: @tarlissantos

Compartilhe  

últimas notícias