Diário de São Paulo
Siga-nos

Mães cadastradas no programa Bolsa do Povo, do governo de SP, reclamam de não ter recebido cartão para sacar pagamento

Mães que participam do programa Bolsa do Povo Educação do governo do estado de São Paulo afirmam que estão trabalhando há mais de um mês sem receber. Elas

Mães cadastradas no programa Bolsa do Povo, do governo de SP, reclamam de não ter recebido cartão para sacar pagamento
Mães cadastradas no programa Bolsa do Povo, do governo de SP, reclamam de não ter recebido cartão para sacar pagamento

Redação Publicado em 26/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h56


Duas mães que estavam prestando serviços para escolas da rede estadual de ensino dizem que estão trabalhando desde o início de setembro sem receber.

Mães que participam do programa Bolsa do Povo Educação do governo do estado de São Paulo afirmam que estão trabalhando há mais de um mês sem receber. Elas dizem que, até o momento, não receberam o cartão necessário para realizar o saque e estão com problemas para acessar a plataforma.

O programa prevê uma jornada de 4 horas por dia em escolas estaduais com uma bolsa auxílio de R$ 500 por mês.

g1 ouviu participantes do programa que começaram a trabalhar no início de setembro, com previsão para receber o pagamento no dia 20 do mesmo mês.

Viviane Almeida Levorato, de 36 anos, começou a trabalhar na Escola Estadual Professor Arnaldo Laurindo, na Zona Sul de São Paulo, em 8 de setembro. Ela concluiu o curso profissionalizante obrigatório para prestar serviços para a escola em 10 de setembro. Porém, no site, consta a mensagem de que é necessário o Cartão Bolsa do Povo para sacar o valor, um cartão que ela não recebeu.

Mensagem que consta no site Bolsa do Povo no cadastro de Viviane. — Foto: Reprodução
Mensagem que consta no site Bolsa do Povo no cadastro de Viviane. — Foto: Reprodução

“Essa é a minha única renda, moro com o meu marido e dois filhos, então estamos esperando por esse valor para pagar as contas. O dinheiro aparece disponível no site, mas eles não estão me liberando o voucher para sacar.”

Ela diz que está tentando resolver a situação desde 21 de setembro. “Entro em contato pelo SAC pedindo orientação, e eles me informam que o valor está disponível no cartão Bolsa do Povo, mas não tenho esse cartão. Já abri vários chamados, mas não tive retorno”, completa.

Viviane disse que entrou em contato com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e foi informada que não existe uma previsão de quando o cartão dela será encaminhado.

O Bolsa do Povo, idealizado pelo governador João Doria (PSDB), entrou em vigor no estado em 26 de maio de 2021 e unificou projetos sociais já existentes, além de incluir outros.

Os serviços são coordenados por diferentes secretarias, sendo que parte deles está relacionada à oferta de capacitação profissional e emprego, e outros configuram transferência de renda direta, como o SP Acolhe e o Vale Gás.

Em agosto, o governo de São Paulo tinha anunciado que iniciaria os envios dos cartões no dia 17 do mesmo mês e que o pagamento estava previsto para 20 de setembro.

Grasiele Barbosa Bionde desistiu do trabalho por não receber o pagamento. Ela atuava em uma escola no município de Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo. “Estava trabalhando desde o dia 1º de setembro sem receber, fiz o curso tudo certinho, estava indo todos os dias e nada. No site consta que o meu valor seria pago direto no cartão Bolsa do Povo, mas não recebi o cartão.”

Ela conta que também conseguiu contato com a Prodesp e foi informada que o cartão chegaria até 30 de setembro, mas, até esta segunda-feira (25), não havia recebido. “Liguei diversas vezes e me informaram que o problema era nos Correios, fui atrás dos Correios e nada. Me disseram que o valor seria recebido por um voucher, mas no site diz que o valor é depositado direto no cartão.”

Além da Bolsa do Povo Educação, Grasiele também é beneficiária do Vale Gás e conta que não consegue retirar o dinheiro, que consta como disponível, pelo mesmo problema.

Ela mora com os três filhos, está desempregada e recebe apenas o Auxílio Emergencial. “A última parcela de R$ 375 cai na terça-feira (26). Faço alguns bicos e o meu namorado também me ajuda com algum valor, mas não é muito. A situação não está fácil, estamos nos virando com pouco.”

Em nota, a Secretaria da Educação do Governo de São Paulo informou que “os casos citados estão sendo solucionados e que a intercorrência no acesso ao benefício se deu por falta de atualização nos endereços fornecidos, o que gerou o não recebimento do cartão”.

A pasta informou que fez contato com Viviane Almeida Levorato e Grasiele Barbosa Bionde para atualizar o endereço e reemitir os cartões para o saque do benefício, que deve chegar ainda esta semana.

.
.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias