Diário de São Paulo
Siga-nos

Internacional Portugal libera infectados por covid-19 para votar neste domingo

Os organizadores das eleições legislativa portuguesas estão tomando precauções extras de segurança neste sábado (29) depois que o governo decidiu permitir que

Internacional Portugal libera infectados por covid-19 para votar neste domingo
Internacional Portugal libera infectados por covid-19 para votar neste domingo

Redação Publicado em 29/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h17


Autoridades pedem que infectados votem entre 18h e 19h

Os organizadores das eleições legislativa portuguesas estão tomando precauções extras de segurança neste sábado (29) depois que o governo decidiu permitir que eleitores infectados com o coronavírus saíssem do isolamento e votassem pessoalmente junto com todos os outros.Internacional Portugal libera infectados por covid-19 para votar neste domingoInternacional Portugal libera infectados por covid-19 para votar neste domingo

Com cerca de um décimo da população de 10 milhões de habitantes de Portugal agora em isolamento devido à covid-19, o governo decidiu na semana passada suspender as restrições para a votação de domingo (30).

Em conferência de imprensa hoje, a comissão eleitoral disse que “foram reunidas todas as condições para que a votação ocorra em absoluta segurança”.

Como muitos países europeus, Portugal está enfrentando infecções recordes, embora a vacinação generalizada tenha mantido mortes e hospitalizações mais baixas do que em ondas anteriores.

As autoridades pediram às pessoas que testaram positivo que votem entre 18h e 19h, mas a recomendação de horário não é obrigatória. Não haverá áreas designadas para eleitores infectados.

Os funcionários que montaram um local de votação em uma oficina de automóveis na freguesia de Santo Antonio, em Lisboa, colocaram adesivos no chão no sábado para incentivar o distanciamento social. Os eleitores receberão uma máscara facial antes de entrar.

Sofia Mantua, de 27 anos, está tomando todas as precauções para votar no domingo, inclusive levando sua própria caneta. Para ela, teria sido melhor se os infectados votassem em um dia diferente.

“É sempre difícil administrar… acho que deveria ter sido planejado [com antecedência] porque sabíamos que ainda estávamos em uma pandemia”, disse Mantua.

A eleição está aberta, já que os socialistas no poder continuam perdendo a liderança nas pesquisas de opinião para o principal partido da oposição, os social-democratas de centro-direita.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias