Diário de São Paulo
Siga-nos

Escolas e mesquitas são fechadas em Teerã após rápido aumento de casos de Covid-19

Escolas, bibliotecas, mesquitas e outras instituições públicas em Teerã devem ficar fechadas por uma semana a partir deste sábado (3), como parte de medidas

Escolas e mesquitas são fechadas em Teerã após rápido aumento de casos de Covid-19
Escolas e mesquitas são fechadas em Teerã após rápido aumento de casos de Covid-19

Redação Publicado em 03/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h49


Locais deverão deixar de funcionar por uma semana, a partir deste sábado (3), de acordo com autoridades da capital do Irã. Medida inclui também universidades, museus, teatros, academias, cafés e salões de beleza.

Escolas, bibliotecas, mesquitas e outras instituições públicas em Teerã devem ficar fechadas por uma semana a partir deste sábado (3), como parte de medidas para conter um rápido aumento nos casos de Covid-19, disseram autoridades na capital do Irã, segundo a mídia estatal.

O plano de fechamento, que também afetará universidades, seminários, museus, teatros, academias, cafés e salões de beleza na capital iraniana, ocorre depois que Alireza Zali, chefe da Força-Tarefa Coronavírus de Teerã, pediu a paralisação para ajudar no controle da disseminação.

Zali alertou em entrevista à TV estatal que, se a propagação da epidemia continuar no ritmo atual em Teerã, haverá um aumento de três a cinco vezes nos casos e uma elevação na taxa de mortalidade para entre 1,5% e 3%.

As medidas de isolamento, que também se aplicam a todas as cerimônias e conferências sociais e culturais, devem valer até 9 de outubro.

O número de mortes causadas pelo coronavírus no Irã aumentou em 179 neste sábado, para 26.746, e foram registrados mais 3.523 casos, subindo a 468.119, disse a porta-voz do Ministério da Saúde Sima Sadat Lari à TV estatal.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que qualquer pessoa que esconder uma infecção por Covid-19 deve enfrentar uma pena severa.

De acordo com Rouhani, as penalidades seriam mais severas em Teerã, onde o número de mortes diárias pelo coronavírus nas últimas semanas foi maior que 100 – contra menos de 10 no final da primeira onda do vírus.

O Irã registrou mais de 3,5 mil novos casos em cada um dos últimos seis dias, com um recorde de 3.825 casos nesta quinta-feira (1º), mostraram dados oficiais.

.

.

.

Por G1

Compartilhe  

últimas notícias