Diário de São Paulo
Siga-nos

Direita vence eleições municipais no Chile

A aliança opositora de direita derrotou a coalizão governista nas eleições municipais realizadas neste domingo (23), no Chile, com vitórias nas principais

Direita vence eleições municipais no Chile
Direita vence eleições municipais no Chile

Redação Publicado em 23/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 21h55


Coalizão ‘Chile Vamos’ conquistou vitórias nas principais cidades do país.
Ex-candidata à presidência Evelyn Matthei foi eleita em Providência.

A aliança opositora de direita derrotou a coalizão governista nas eleições municipais realizadas neste domingo (23), no Chile, com vitórias nas principais cidades do país, entre elas a capital, Santiago, aplicando um duro golpe à presidente Michelle Bachelet.

Após a apuração de 83,24% do total de votos, o Serviço Eleitoral (Servel) mostra a coalizão “Chile Vamos” – integrada pelos principais partidos de direita – com 38,63% na eleição geral de prefeitos, contra 37,26% da Nova Maioria – a coalizão de centro-esquerda da presidente Michelle Bachelet.

Na emblemática Santiago, o advogado de direita Felipe Alessandri superava a experiente líder socialdemocrata Carolina Tohá.

Depois de 68,56% dos votos apurados, a ex-candidata da direita à Presidência do Chile, Evelyn Matthei, derrotada por Bachelet na última eleição, conquistou 53,20% dos votos e superou a candidata governista Josefa Errázuriz, em Providência (centro), com 42,13%.

A direita também avança nas comunas de Ñuñoa, Maipú e Puente Alto, a mais populosa do Chile.

Compartilhe  

últimas notícias