Diário de São Paulo
Siga-nos

Desenvolva suas habilidades oratórias e arrase nas apresentações

Por Reinaldo Polito*

Desenvolva suas habilidades oratórias e arrase nas apresentações
Desenvolva suas habilidades oratórias e arrase nas apresentações

Redação Publicado em 19/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h27


Por Reinaldo Polito*

Desenvolva suas habilidades oratórias e arrase nas apresentações

Houve época em que alguns profissionais vislumbraram excelente oportunidade de faturar uns trocos extras. Constataram que certos palestrantes, segundo seu ponto de vista, não eram tão bem dotados de conhecimento quanto eles, e estavam faturando uma tremenda grana com suas apresentações. Perguntavam-se, então: por que não eu?

E lá foram eles esperançosos em busca do ouro. Perceberam, entretanto, que, embora passassem conteúdo de excelente qualidade, alguns não recebiam convites para novas palestras, enquanto outros entraram nessa estrada com grande sucesso. Eles se indagavam: o que será que essa turma tem que eu não tenho?

Vou explicar de forma resumida quais são os atributos para que alguém se torne um bom palestrante, e de como essas mesmas habilidades podem ser utilizadas até no dia a dia, apresentando projetos, propostas ou nas rodadas de negociações.

O desafio é enorme, pois o orador deve ser craque para segurar a atenção de uma plateia numerosa por até duas horas. Ainda mais hoje, com a concentração cada vez mais dispersa das pessoas, se a palestra não for muito atraente, em pouco tempo os ouvintes já começam a se mexer na cadeira e a olhar para o smartphone.

Vamos analisar e desvendar o segredo dos grandes palestrantes:

1 – Conheça os ouvintes. Essa deve ser a primeira e das mais importantes competências de um bom palestrante: conhecer os ouvintes. Precisa saber quais são suas características, necessidades e aspirações. Esse estudo exige atenção, critério e muita observação. Quem acha que pode falar da mesma maneira para públicos diferentes vai fracassar.

2 – Conquiste nas primeiras palavras. Prepare o início que julgar apropriado para a circunstância, especialmente mostrando os benefícios da plateia. Fique atento, entretanto, para substituir o que preparou por alguma informação do próprio ambiente, dentro do contexto da apresentação. Quanto mais o assunto estiver próximo do público, maior será o interesse das pessoas.

3 – Use humor. Você poderia dizer: ah, mas eu não sei contar piadas. Ok, entendo, mas procure aprender. E ser bem-humorado não é ser um piadista. Mais eficientes que as piadas são os fatos bem-humorados, nascidos ali, no próprio ambiente. Desenvolva sua capacidade de observação para lançar mão da presença de espírito, explorando os fatos surgidos diante do próprio público.

4 – Conte histórias. Aprenda a contar histórias curtas, inéditas e que guardem relação direta com o assunto que irá abordar ou com a circunstância da exposição. Nunca se esqueça de que os bons palestrantes quase sempre são bem-humorados e grandes contadores de histórias. Comece a colecionar os “causos interessantes”.

5 – Analise a reação da plateia. Sempre haverá risco de equívoco na preparação da palestra. Em casa, tranquilo, diante da tela do computador, temos uma perspectiva de como será o contato com o público. Na hora da apresentação a história pode mudar e se mostrar diferente do que julgamos. Se isso acontecer, abandone o que preparou e vá ao encontro dessa nova realidade. Assuma o risco da mudança.

6 – Dê espetáculo. Palestra com conteúdo, mas sem show. será sem graça. Da mesma forma, dar show sem conteúdo parecerá vazio e decepcionante. Por isso, procure equilibrar o espetáculo com o conteúdo. Assim, será útil e interessante ao mesmo tempo.

7 – Fale sobre o que domina. Ainda que consiga falar muito bem, se tratar de temas que fujam à sua especialidade, poderá ser visto apenas como “falador”. Ter autoridade sobre o assunto da palestra é fundamental para que seja respeitado.

8 – Tenha sequência lógica. Organize o raciocínio com o maior rigor que puder. Durante a palestra, diante da reação dos ouvintes, você incluirá ou suprimirá informações, mas a sequência planejada precisará ser seguida. Se preparar a sua apresentação em cinco blocos distintos, por exemplo, tenha a precaução de estabelecer um fio condutor entre eles para que o público sinta que se tratou de uma única matéria, desde o início até a conclusão.

Pode parecer difícil, e realmente não é simples. Garanto, entretanto, que com estudo, disciplina e boa vontade você chegará próximo da perfeição. Ainda que não consiga dominar todos esses requisitos de um bom palestrante, só o fato de se dedicar ao desenvolvimento de cada um deles poderá ser suficiente para que se torne um orador mais competente. Siga pelo Instagram @polito

____________
*Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação e Marketing na ECA-USP. Escreveu 34 livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no [email protected]
Compartilhe  

últimas notícias