Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP registra nove denúncias por dia de festas clandestinas durante a pandemia

A Prefeitura de São Paulo registrou através do telefone 156 ao menos 2.671 denúncias de festas, baladas, bailes funk e pancadões entre 20 de março de 2020 e

Cidade de SP registra nove denúncias por dia de festas clandestinas durante a pandemia
Cidade de SP registra nove denúncias por dia de festas clandestinas durante a pandemia

Redação Publicado em 04/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h43


A Prefeitura de São Paulo registrou através do telefone 156 ao menos 2.671 denúncias de festas, baladas, bailes funk e pancadões entre 20 de março de 2020 e 10 de janeiro deste ano, segundo um levantamento feito com base em dados da Secretaria Municipal das Subprefeituras, obtido pela GloboNews. O número representa uma média de nove denúncias por dia ao longo do período analisado.

Na madrugada desta quinta-feira (4), uma equipe da GloboNews flagrou uma festa clandestina no Tatuapé, na Zona Leste da cidade. O Plano São Paulo proíbe esse tipo de evento em todo o estado na atual fase laranja.

Em todo o período analisado, dezembro de 2020 foi o mês com a maior quantidade de registros de festas realizadas em desrespeito às regras sanitárias, com 467 casos.

Serviço 156

O 156 é um serviço de telefone usado pela população para pedir informações ou fazer denúncias à gestão municipal. Os números obtidos pela reportagem são classificados pela prefeitura como “denunciar estabelecimento que não segue as regras de funcionamento previstas durante a pandemia do coronavírus”.

Ou seja, esta estatística não considera reclamações do programa PSIU, que registra casos de poluição sonora em estabelecimentos que não necessariamente estão desrespeitando a quarentena da Covid-19. Por exemplo: um bar funcionando de forma regular em que há uma situação de som alto relatada à prefeitura.

Apesar dos registros, não há informação sobre a quantidade de festas efetivamente interrompidas pela fiscalização após o registro de uma reclamação por meio do 156.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias