Saúde bucal

Lula sanciona lei que amplia tratamento odontológico obrigatório no SUS

Nesta segunda-feira (08), o presidente assinou o projeto de lei que retoma o Brasil Sorridente na Lei Orgânica da Saúde

Agora é obrigatório o atendimento odontológico aos brasileiros pelo SUS. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 08/05/2023, às 18h18

O presidente Lula (PT) sancionou nesta segunda-feira (08), a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde. Portanto, por lei, agora é obrigatório o atendimento odontológico aos brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto de lei nº 8131/2017, conhecido também como ''O Brasil Sorridente'', garante o ''acesso universal, equânime e contínuo'' aos serviços de saúde bucal, conforme informações do portal do governo

A primeira ação, então, é o investimento de R$ 136,87 milhões por parte do Ministério da Saúde para o credencimento de 3.685 equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimentos da área. 

''A oferta de atendimento odontológico diminuiu no SUS, então hoje estamos dando um passo importante para superarmos esse quadro tão desfavorável e seguirmos adiante em um caminho de saúde e cidadania'', disse Nísia Trindade, ministra da Saúde. 

Agora, mais de 10 milhões de brasileiros passsam a ser alcançados com esse cuidado, assim como 805 municípios contemplados. Além disso, 552 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias farão parte dessa ampliação. 

Sus SAÚDE BUCAL Ministério da Saúde presidente Lula atendimento odontológico Lei Orgânica da Saúde Política Nacional de Saúde Bucal

Leia também