PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Vem Passarinhar Sampa: projeto promove observação de aves em parques da cidade

O evento mensal é gratuito, conta com acompanhamento de biólogos e até empréstimo de binóculos

Ao final de cada edição acontece um piquenique colaborativo, que encerra com chave de ouro os eventos - Foto: Prefeitura de São Paulo

Vitória Tedeschi Publicado em 24/02/2024, às 07h35

A fim de promover a cidadania, por meio do uso e contato com os parques municipais de São Paulo, introduzir as pessoas à observação de aves e à ciência cidadã, criar conexões com a natureza e reforçar a importância da conservação dos pássaros livres, foi criado o projeto: Vem Passarinhar Sampa.

Realizado mensalmente, o evento foi organizado pela Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com a ONG SAVE Brasil. Desde então, o sucesso tem sido grande entre os amantes de aves na capital paulista, que conta com 107 parques municipais urbanos e 6 lineares.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, em 2023, os 12 eventos contaram com a participação total de mais de 670 pessoas, sendo que a edição realizada no mês de janeiro na RPPN Sítio Curucutu foi a mais concorrida, com 99 participantes.

A primeira edição do Vem Passarinhar Sampa - 2024 aconteceu no dia 20 de janeiro, no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Jardim Novo Parelheiros, na Zona Sul. O projeto para observação da avifauna da capital nos parques municipais é gratuito, conta com monitoria de biólogos e até mesmo empréstimo de binóculos.

Durante o evento, também são apresentadas ferramentas gratuitas para que os voluntários possam contribuir com registros para compor o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo.

Além da realização de listas no e-Bird (aplicativo que conta com um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves).

Como participar do Vem Passarinhar Sampa?

Ficou interessado no projeto? Para participar do evento, é simples! Basta preencher o formulário neste link. Depois, cadastrar-se no e-Bird para inserir quais foram as aves identificadas no evento. O registro pode ser feito após ver ou ouvir os pássaros, sem a necessidade de um nú- mero mínimo de espécies ou fotos.

Vale citar que, a fim de facilitar ainda mais o acesso dos participantes, é oferecido transporte gratuito de van ida e volta (sujeito à lotação), partindo sempre de alguma estação de transporte público.

Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Prefeitura de São Paulo RPPN Sítio Curucutu Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo ONG SAVE Brasil Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e-Bird Jardim Novo Parelheiros Parque Nascentes do Ribeirão Colônia Vem Passarinhar Sampa

Leia também