GREVE

Greve em SP: Confira o que está funcionando nesta terça-feira (28)

A greve unificada dos trabalhadores do Metrô, CPTM, Sabesp e rede estadual de ensino impactou a rotina de milhões de paulistas

A greve unificada dos trabalhadores do Metrô, CPTM, Sabesp e rede estadual de ensino impactou a rotina de milhões de paulistas - Imagem: Reprodução/Instagram @metrospoficial

Ana Rodrigues Publicado em 28/11/2023, às 08h00

Nesta terça feira (28), a greve unificada dos trabalhadores do Metrô, CPTM, Sabesp e rede estadual de ensino impactou a rotina de milhões de paulistas.

Segundo o Metrópoles, a grave foi convocada pelos sindicatos das categorias em protesto contra o plano de privatizações e concessões do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), a paralisação acabou afetando linhas de trem e metrô, aulas de escolas públicas e também o funcionamento do rodízio de veículos na capital paulista.

Entenda qual a situação atual das linhas de trem e metrô de SP:

Metrô

As linhas do metrô estão funcionando da seguinte forma:

As linhas que são administradas pela iniciativa privada, sendo, 4-Amarela (ViaQuatro) e 4-Lilás (ViaMobilidade), estão com as estações abertas nesta terça.

CPTM

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, estão funcionando normalmente

Rodízio

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos durante todo o dia. As restrições continuam válidas para circulação de caminhões e fretados. A Zona Azul também segue o funcionamento padrão.

Escolas

As aulas de escolas estaduais foram mantidas pela Secretaria da Educação, mas os professores da rede estão paralisados e a expectativa é que alguns profissionais não compareçam às unidades. Segundo a gestão de Tarcísio, os alunos que não conseguirem ir à aula por conta da greve terão suas faltas abonadas. 

Devido a greve, o Provão Paulista - vestibular exclusivo para estudantes de escolas públicas - teve seu calendário adiado.

Já na rede municipal, creches e escolas terão aulas normalmente. O sindicato dos professores municipais, porém, afirmou que a categoria deve fazer um prostesto em apoio à paralisação a partir das 13h, em frente ao seu prédio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila Clementino, zona sul da cidade.

Nas escolas particulares, o funcionamento deverá seguir sem alterações, mas a entidade que representa o setor ainda afirmou que cada unidade tem a autonomia para decidir sobre o calendário.

Unidades de saúde

Pacientes que tem consultas, exames e até mesmo cirurgias marcados e que não conseguirem chegar aos locais de saúde municipal - por conta da greve - poderão reagendar os atendimentos.

Segundo a Prefeitura, os atendimentos serão reprogramados no máximo para a semana que vem e os pacientes não voltarão para a fila do Sistema de Regulação de vagas.

O governo estadual também garantiu o reagendamento de consultas nas entidades de saúde estaduais.

Ônibus

Os ônibus municipais circularão com a frota completa durante o dia todo, mesmo fora dos horários de pico. Segundo a Prefeitura, serão 12.134 veículos em circulação.

Algumas linha terão também seus itinerários ampliados para atender locais mais próximos ao centro da cidade, com concentração de comércio e serviços. 

Veja as linhas que serão estendidas da estação do Metrô Corinthians-Itaquera até o Metrô Tatuapé:

Linhas que serão estendidas da Estação CPTM Guaianases até o Metrô Carrão:

Linhas estendidas da estação Metrô Tucuruvi até o Metrô Luz:

Ainda haverá uma linha estendida entre o Metrô Jardim São Paulo até o Metrô Santana:

educação CPTM SABESP TRANSPORTE PÚBLICO São Paulo metrô Greve Unificada

Leia também