Diário de São Paulo
Siga-nos
Novo ensino médio

Estudantes invadem Secretaria da Educação em protesto contra novo ensino médio

Os estudantes foram recebidos pelo secretário-executivo da pasta, Vinícius Neiva, com quem tiveram uma conversa pacífica e sem exaltações

Estudantes invadem Secretaria da Educação em protesto contra novo ensino médio - Imagem: reprodução Twitter I @USTJBRASIL
Estudantes invadem Secretaria da Educação em protesto contra novo ensino médio - Imagem: reprodução Twitter I @USTJBRASIL

Milleny Ferreira Publicado em 18/10/2023, às 10h09


Na tarde desta terça-feira (17), um grupo de estudantes em protesto e manifestação, estiveram na sede da Secretaria da Educação, na Praça da República, no centro da capital paulista, a fim de participarem de uma reunião com Renato Feder, o titular da pasta no governo Tarcísio de Freitas.

O grupo nomeado como ‘União da Juventude Socialista’, possui um grande perfil nas redes sociais e publicaram um vídeo, gravado no interior da Secretaria. Os estudantes são ligados à União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes).

No vídeo, eles alegam que tentam falar há meses com a secretaria estadual e que teriam propostas para mudar a realidade das escolas. Também afirmam que são contra a reforma do novo ensino médio e o corte de R$9 bilhões do orçamento da Educação.

Não vamos sair daqui enquanto a secretaria vier conversar com a gente e ouvir o que a gente tem a dizer”, declarou Luiza Martins, presidente da Upes.

De acordo com as informações do portal Metrópoles, a Polícia Militar esteve presente  acompanhando toda a manifestação. Segundo a Secretaria da Educação, o grupo foi recebido pelo secretário-executivo da pasta, Vinícius Neiva, pois Renato Feder está no interior de São Paulo, em um encontro com supervisores de ensino.

Após uma conversa de mais de duas horas, os alunos entregaram uma carta de reivindicações que foi lida e analisada ponto a ponto pelo secretário. Em seguida, o grupo deixou o prédio pacificamente.

Em nota, a pasta diz ainda que toda a movimentação ocorreu de forma pacífica e cordial por ambas as partes, e que, durante o encontro, o secretário apresentou as instalações do gabinete e reforçou que se mantém à disposição para diálogo constante.

Veja o vídeo abaixo:

Compartilhe  

últimas notícias