Diário de São Paulo
Siga-nos
Recalculando

Maioria dos paulistas (53%) são contra a privatização da Sabesp, diz Datafolha

A concessão do serviço para a iniciativa privada foi uma das principais promessas de Tarcísio de Freitas

Maioria dos paulistas (53%) são contra a privatização da Sabesp, diz Datafolha - Imagem: Governo de São Paulo
Maioria dos paulistas (53%) são contra a privatização da Sabesp, diz Datafolha - Imagem: Governo de São Paulo

Nathalia Jesus Publicado em 10/04/2023, às 08h45


A privatização da Sabesp, companhia responsável pelo abastecimento e saneamento paulista, é rejeitada pela maioria dos moradores da cidade de São Paulo, de acordo com uma pesquisa do instituto Datafolha.

A proposta de concessão da companhia estatal para a inicitiva privada é apoiada por 40% dos entrevistados, enquanto 53% são contra. Enquanto isso, a minoria (1%) diz ser indiferente a questão, e 6% não sabem.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 5 de abril, em 65 municípios de todas as regiões do estado de São Paulo. Foram realizadas 1.806 entrevistas presenciais, com pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A privatização da Sabesp é uma das principais promessas de campanha do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O político já manifestou que planeja que a empresa de saneamento seja privatizada até o final de 2024.

Na última semana, o governador demonstrou estar confiante com o processo e afirmou que um contrato com o Banco Mundial para a estruturação do processo será assinado nos próximos dias, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

A meta de Tarcísio é que a desestatização de empresas e serviços seja uma das principais marcas de sua gestão. Segundo o governador, caso todos os 15 projetos de privatização previstos sejam bem-sucedidos, o estado de São Paulo pode atrair cerca de R$ 180 milhões em investimentos.

Mesmo a maioria da população do estado sendo contra a privatização, uma parcela maior de pessoas considera que, se a Sabesp fosse concedida, a qualidade do serviço seria maior em relação a atual.

Para 43% dos entrevistados, o fornecimento de água e o tratamento de esgoto em São Paulo seria melhor se a empresa estivesse com a iniciativa privada. Segundo a pesquisa, 28% acreditam que seria pior, 22% acham que seria igual, e outros 7% não sabem.

Compartilhe  

últimas notícias