Ataque

Uber tem sistemas da empresa invadidos por hacker de 18 anos

Capturas de tela foram divulgadas em rede social pelo suposto autor do crime

Uber tem sistemas tem sistemas invadido por hacker de 18 anos - Imagem: reprodução Instagram @uber_br

Bianca Souza Publicado em 16/09/2022, às 10h21

Na noite desta quinta-feira (15), os principais sistemas da Uber teriam sido invadidos. Um hacker assumiu o controle de alguns dos sistemas da organização, como por exemplo, o Slack, AWS, Google Workspace e HackerOne. 

A Uber agora investiga os danos desse grave incidente de segurança tecnológico. 

Um jovem de 18 anos teria assumido a autoria do ataque hacker à Uber. Ele chegou a enviar fotos mostrando estar em posse de e-mails, nuvens e repositórios de códigos para pesquisadores de cibersegurança e ao jornal New York Times.

O ataque pode ter acontecido após um funcionário da empresa ser manipulado pelo criminoso e convencido a entregar uma senha que deu acesso aos sistemas utilizados pela Uber.

O invasor teria conseguido acesso às máquinas virtuais, dados financeiros internos, despesas e outras informações confidenciais. 

Nas redes sociais, capturas de tela do site Slack e de outras áreas da empresa foram compartilhadas, com piadas e avisos no título, informando que a Uber foi invadida. 

Someone hacked an Uber employees HackerOne account and is commenting on all of the tickets. They likely have access to all of the Uber HackerOne reports. pic.twitter.com/00j8V3kcoE

— Sam Curry (@samwcyo) September 16, 2022

A Uber se manifestou informando que a empresa está investigando o ataque e entrando em contato com as autoridades responsáveis.

Há uma possibilidade dos dados de motoristas e usuários terem sido comprometidos também, mas nada ainda foi confirmado, nem mesmo se a invasão aos sistemas da Uber foram em nível mundial ou apenas nos Estados Unidos.

ataque uber Hacker

Leia também