Diário de São Paulo
Siga-nos

Alunos de Catanduva leram, em média, 15 livros cada em apenas um semestre

O resultado do projeto "Centopeia" de estímulo à leitura já superou a meta do ano

Alunos de Catanduva leram, em média, 15 livros cada em apenas um semestre
Alunos de Catanduva leram, em média, 15 livros cada em apenas um semestre

Redação Publicado em 30/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h35


O resultado do projeto “Centopeia” de estímulo à leitura já superou a meta do ano

A leitura é peça fundamental no desenvolvimento das crianças e dos jovens. Em Catanduva, interior de São Paulo, só no primeiro semestre deste ano 12 das 18 escolas de Ensino Fundamental já cumpriram a meta do ano todo, sendo que em pelo menos metade delas os alunos leram, em média, 15 livros cada.

A ação faz parte do projeto Centopeia, criado em 2008, e que tem o objetivo de estimular a leitura de diferentes gêneros literários como romances, contos, crônicas, gibis, artigos, textos informativos, entre outros.

A proposta é que todo aluno do Ensino Fundamental leia dez livros durante o ano letivo e que preencha uma ficha que contenha o nome da obra, tema da leitura, a personagem com a qual se identifica e dê uma nota para o livro lido. Os professores responsáveis acompanham a leitura dos alunos por meio de um banner afixado na sala de aula, onde estão especificados a série/ano, os nomes dos alunos, e diante de cada nome tem a cabeça da centopeia.

A cada livro lido o aluno recebe um círculo colorido que representa o corpo da centopeia, que vai crescendo a cada nova leitura. Os estudantes podem ler o gênero que desejarem, mas também são sugeridas leituras pelas escolas.

Clubes de leitura

Na rede estadual paulista, é comum os alunos se unirem para formar um clube de leitura. Na E.E. Gabriel Ortiz, por exemplo, os jovens do Grêmio Estudantil Re-Evolução coordenam o projeto junto com a professora Crélis da Silva Machado.

Compartilhe  

últimas notícias